FBI adverte para os perigos da utilização de portas USB públicas

O FBI, conhecida força da lei norte-americana, avisou a população acerca dos perigos que acarreta a utilização de portas USB públicas, nomeadamente no que concerne à transmissão de malware por essa via. Através de uma publicação no Twitter, o gabinete do FBI da cidade de Denver incitou que se evitasse o uso de postos de carregamentos gratuitos presentes em aeroportos, hotéis e centros comerciais.

O problema destes equipamentos é que são frequentemente alterados por pessoas mal-intencionadas, visando a distribuição de software malicioso e de monitorização indevida dos consumidores. De forma a evitar este tipo de situações, o conselho do FBI passa por, cada um de nós, carregar consigo o seu próprio cabo e respetivo carregador, pois só dessa forma é garantida total segurança e confidencialidade.

É certo que os equipamentos Apple possuem ferramentas de segurança que previnem a transferência de dados através da porta lightning, mas isso apenas acontece se o dispositivo em questão estiver bloqueado há mais de uma hora, caso contrário o risco está igualmente presente.

O FBI aproveitou a ocasião para informar também acerca dos perigos da utilização de redes wi-fi públicas e abertas, da abertura de ficheiros suspeitos ou até mesmo de links desconhecidos. Fazemos nossas as palavras do FBI.