Final Cut Pro 11 foi lançado para Mac com muitas referências a AI
A Apple acaba de lançar o Final Cut Pro 11, trazendo funcionalidades avançadas com Inteligência Artificial – como não poderia deixar de ser – e grandes atualizações para o Final Cut Pro para iPad, Final Cut Camera e Logic Pro.
Comecemos pelo Final Cut Pro 11, que inclui agora ferramentas inovadoras como a Magnetic Mask e a muito requisitada funcionalidade de transcrição para legendas. Para os mais sortudos, a nova versão permite ainda importar, editar e exportar projetos de vídeo espacial para o Apple Vision Pro.
Por outro lado, a atualização 2.1 do Final Cut Pro para iPad melhora a edição através do toque com novos recursos relacionados com edição de cor, mais opções de tintas no Live Drawing, feedback háptico e conteúdos adicionais incorporados.
Para o iPhone também não faltaram novidades. O Final Cut Camera 1.1, que permite a gravação profissional de vídeos no iPhone, permite agora a gravação em 4K a 120 fps no iPhone 16 Pro. Do mesmo modo, a nova versão caracteriza-se por permitir a visualização de LUTs durante a gravação e a codificação em vídeo HEVC com Log, para reduzir o tamanho dos ficheiros sem comprometer a qualidade.
Finalmente, o Senior Director de Marketing de Apps da Apple, Brent Chiu-Watson, sublinhou que estas atualizações aproveitam o potencial dos processadores Apple e capacidades de machine learning avançadas. Estas oferecem aos criadores recursos que suportam escolhas estilísticas, desde aspetos de cor até processamento de som, bem como otimização da eficiência do fluxo de trabalho.
O iFeed não te deixa perder nenhuma novidade da Apple: