Google antecipa-se à Apple e apresenta nova linha Pixel
Numa data pouco habitual para apresentações, a Google joga por antecipação e coloca no mercado os smartphones Pixel 9, 9 Pro e 9 Pro XL, sem esquecer o Pixel Watch 3 e os earphones Pixel Buds Pro 2.
Por norma, setembro é mês de iPhone, e este ano agosto é mês de Pixel. É provavelmente do lado dos dispositivos com software Android aquele que realmente pode ser considerada uma alternativa viável ao iPhone. A explicação para esta afirmação é simples, smartphone e software são desenvolvidos para conjugarem em pleno. Tal só acontece com a Apple e com a Google, uma vez que dos grandes atores do mercado mundial, são as únicas que desenvolvem software e hardware de raíz.
Tudo isto é de facto uma vantagem, pois os equipamentos funcionam mais harmoniosamente. A verdade é que há alguns meses testei aqui o Pixel 8 Pro e fiquei agradavelmente surpreendido e automaticamente fã.
Foi por isso com algum entusiasmo que hoje assisti à apresentação do novo painel de equipamentos que a Google nos apresentou.
Google Pixel 9, Pixel 9 Pro e Pixel 9 Pro XL
A organização do alinhamento sofreu alterações em relação ao passado. Agora temos um modelo entrada de gama, Pixel 9 e dois modelos topo de gama, Pixel 9 Pro e Pixel 9 Pro XL em que a diferença se cinge ao tamanho do ecrã 6,3 e 6,8 polegadas respetivamente.
Para além disso temos um novo design geral dos equipamentos apostando em linhas mais retas.
O novo processador Tensor G4 é comum aos três modelos, contudo os Pro contam com 16GB de RAM contra 12GB do Pixel 9.
Para saber mais sobre todos os novos Pixel 9 podes clicar aqui.
Novas funcionalidades de IA
Para além das melhorias no já conhecido Editor Mágico, a Google apresenta duas novidades neste campo, o Add Me e o Reimagine.
O Add Me é um recurso de Inteligencia Artificial que te vai permitir colocar duas pessoas lado a lado numa foto, só que fotografando cada pessoa individualmente. Ou seja, queres tirar uma foto com a tua cara metade numa bela paisagem, podem tirar a foto cada um à vez e depois o Gemini faz a sua magia para ficarem lá juntos.
Por outro lado, o Reimagine permite-nos por exemplo alterar o fundo da foto.
Google Pixel Watch 3
A grande novidade do Pixel Watch 3 é a adição de um novo tamanho, à imagem do que já acontece no Apple Watch. Assim, a Google vai disponibilizar o seu smartwatch em dois tamanhos, 41 e 45mm.
Claro está que tamanho maior, vai também significar maior autonomia e ecrã mais brilhante. Mais informações aqui.
Ao nível do software a Google focou-se mais uma vez na saúde e na atividade física do utilizador. Desta vez, é atribuído especial destaque à performance e consequente recuperação, essencial para o bem estar.
Pixel Buds Pro 2
A aposta da Google foi fazer os Pixel Buds Pro 2 mais pequenos e mais leves, tornando-os mais confortáveis. Para além disso, há ainda a destacar uma melhoria muito significativa no cancelamento de ruído. Como não podia deixar de ser os earphones da Google vão permitir um estreita colaboração com a inteligência artificial Gemini. Mais informações aqui.
Em breve poderás ler aqui no iFeed mais algumas experiências que teremos com os novos dispositivos da Google.