Há ainda dois Macs com chips Intel na linha da Apple - Sabe quais

A Apple prometeu que a transição para o Apple Silicon seria de dois anos... A começar em junho de 2020 e a terminar em junho de 2022. Não cumpriu o prazo.
Escrito por André Morais e
2 mins de leitura
Há ainda dois Macs com chips Intel na linha da Apple - Sabe quais
Publicidade
Publicidade

Recentemente, tivemos a oportunidade de conhecer o descendente da geração de chips M1, o novíssimo M2 que até agora só aterrou em dois modelos de computadores da Apple, os novos MacBook Air e MacBook Pro de 13 polegadas. Este é mais um passo em frente na transição para uma linhagem de Macs só com Apple Silicon. Ainda assim e volvidos dois anos depois do início da transição, ainda restam alguns Macs da geração Intel que podes adquirir a partir do site da Apple.

Sabe quais (não deves comprar):

Mac mini de 2018 (configuração de topo)

Foi em 2018, e ao fim de vários anos sem o atualizar, que a gigante de Cupertino fez melhoramentos importantes no Mac mini. Mais especificamente ao nível das versões de topo, que ficaram a usufruir de um desempenho nunca antes visto num computador tão compacto como este, voltando a máquina para um público-alvo mais profissional.

Apesar de, em 2020, a Apple ter lançado uma versão com o chip M1, a primeira geração do seu próprio processador para o Mac, e de já várias variantes dele terem sido aplicadas nos seus mais diversos computadores, o Mac mini de 2018 na configuração de topo Intel continua a ser vendido e fabricado pela Apple.

Até ser lançada uma versão com um processador mais poderoso, parece que os planos da Apple passam por ter aquele modelo Intel na linha. O que não deve acontecer por muito mais tempo, uma vez que já há algum tempo que se fala que este modelo do Mac mini com Intel deverá ser descontinuado e substituído por um novo Mac mini equipado com a variante Pro do Apple Silicon, a mesma que encontramos nos MacBooks Pro mais avançados.

Está listado no site da Apple a partir de 1359€.

Mac Pro 2019

O Mac Pro é o último computador da Apple com chips da Intel. Esta máquina foi apresentada em 2019, acompanhada do Pro Display XDR, partilhando algumas características de design. A Apple sabe que para lançar uma versão deste produto com o Apple Silicon terá de se esforçar muito. E é o que temos visto acontecer, porque se não, a empresa já teria lançado uma versão qualquer dele.

O Mac Pro foi feito para ser puxado ao limite de acordo com as necessidades dos utilizadores profissionais. Os chips da Intel que acompanham esta máquina destacam-se pelo facto de tornarem possível a expansão das suas especificações.

É possível que o Mac Pro venha a receber os chips M2 Ultra e M2 Extreme ainda este ano, mas pode acontecer esta nova versão do produto só ver a luz do dia em 2023!

Está listado no site da Apple a partir de 6 600€.

Estás à espera do substituto de algum destes produtos com Apple Silicon? Deixa a tua resposta nos comentários.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo