É uma das principais vantagens do M1, que está presente na última linha de Macs. A possibilidade de instalares aplicações de iPhone ou iPad no teu Mac de forma mais fácil e cómoda.
Já são cada vez mais os programadores que estão a atualizar as suas aplicações para torná-las compatíveis com os novos processadores. Mas, há ainda apps que não foram otimizadas e há soluções para esse caso.
Instalar diretamente da Mac App Store:
- Abre a Mac App Store.
- Escolhe o teu perfil na parte inferior esqueda da janela.
- Escolhe a opção de aplicações de iPhone & iPad.
- Ao lado de cada app, clica no botão de download.
- Qualquer aplicação vai instalar e pode ser aberta no Launchpad ou na pasta das aplicações.
Além disso, se preferires, podes sempre procurar pelas aplicações com ajuda do Spotlight. Algumas das aplicações vão aparecer com o aviso de que não estão otimizadas para macOS.
Instalar aplicações que não estão disponíveis na Mac App Store:
Já aqui falamos um pouco sobre programadores que escolheram não disponibilizar as suas aplicações através da loja, como, por exemplo, a Netflix.
Mas, há uma forma de dares a volta a esta situação, através de software de terceiros. Os Macs com M1 são capazes de rodar ficheiros .ipa - o formato utilizado para aplicações de iOS.
- Faz o download e abre a aplicação iMazing.
- Liga o teu iPhone ou iPad ao teu Mac.
- Escolhe o dispositivo e opta pela função de gerir aplicações.
- Escolhe a biblioteca e vais ver a lista de apps que tens.
- Clica em fazer download para a tua biblioteca.
- Escolhe o destino do ficheiro, como a pasta das Aplicações.
- Daí, podes clicar no ícone da app e instalar.
Tem, no entanto, atenção porque a maioria destas aplicações estão otimizadas para ecrãs táteis. Logo, podes encontrar alguns problemas. Ainda assim, não tem havido grandes bugs relatados pelos utilizadores.
Por exemplo, no caso da Netflix, podes expandir a aplicação para ecrã inteiro mas, não podes fazer download de conteúdos para veres offline.
Tens um dos novos Macs com M1? Já experimentas-te alguma aplicação do iOS/iPadOS? Conta-nos a tua experiência nos comentários!
Deixa o teu comentário