A Apple dotou o novo HomePod de segunda geração de sensores de humidade e temperatura, algo que o primeiro modelo desta coluna inteligente não possuía. Da mesma forma, os sensores em questão sempre estiveram presentes no mais pequeno HomePod mini, mas nunca houve forma de tirar partido dos mesmos... até agora.
Com o lançamento da versão 16.3 do software para HomePod, a Apple finalmente desbloqueou todas as potencialidades de hardware presentes nestes equipamentos, e desde então é possível dar uso aos dados recolhidos por estes sensores. Vamos saber como.
Como requisito, é necessário utilizar um iPhone com iOS 16.3 ou um iPad com iPadOS 16.3, pois apenas assim é possível atualizar o software do HomePod para a versão com o mesmo número. De seguida:
- Abre a aplicação Casa no iPhone ou iPad;
- Seleciona a tua casa, e de seguida a divisão onde está o HomePod do qual pretendes obter a leitura dos dados;
- Repara nos valores de Temperatura e Humidade que vão surgir no topo do ecrã. Estes valores serão efetivos no caso de estar apenas um HomePod na divisão em questão, mas caso contrário os valores mostrados resultarão da média das leituras dos vários HomePods da divisão selecionada;
- Toca no números das leituras, e de seguida no botão do sensor;
- A partir daqui, podes personalizar o sensor em questão, verificar o seu estado, ou até criar uma rotina de automação com recurso ao mesmo.
Como vês, esta funcionalidade é simples de operar, mas pode ser extremamente poderosa quando usada em conjunto com outros aparelhos de casa inteligente, já que os HomePods suportam agora o protocolo Matter.
Deixa o teu comentário