HomePod mini - corpo pequeno, som alto!

HomePod mini - corpo pequeno, som alto!

O HomePod mini já está a chegar aos consumidores. Conhece aqui as primeiras impressões do irmão mais novo do HomePod.

André Filipe
∙ 4 minutos de leitura

Estamos no final da época de lançamentos da Apple para 2020 e acabo de receber aquele que deverá ser o meu último gadget comprado este ano. O HomePod mini foi apresentado no evento do iPhone, no início de outubro, e só agora consegui receber a minha unidade, uma semana depois do arranque das vendas lá fora.

Ele foi o único produto da Apple, da leva de anúncios feitos recentemente, que não chegou a território nacional, pelo que esta unidade foi adquirida no estrangeiro - mais propriamente no UK. O HomePod mini sai por 99€ e poderás adquirí-lo em alguns países da Europa, nomeadamente aqui logo ao lado, em Espanha, através do El Corte Inglés que até faz envios para Portugal.

Neste artigo tenciono contar-vos as minhas primeiras impressões da nova coluna da maçã, ao nível do seu tamanho compacto, a qualidade de som e até algumas das semelhanças com o HomePod original, que cheguei a ter perto do seu lançamento em 2018.

Basicamente, o HomePod mini é uma versão mais compacta do seu irmão mais velho, como podes ver pelas imagens dispostas no artigo, no entanto existem aqui algumas diferenças que deves ter em conta, principalmente ao nível do hardware de som. Como deves calcular, não só pelo seu tamanho mais pequeno, mas também pelo preço mais em conta, ele não possui toda aquela carrada de tweeters e microfones do HomePod.

Contudo, esta miniatura chega a destacar-se da versão original ao nível do seu processador, que é o mesmo chip do Apple Watch SE, bem como, e esta é uma outra novidade do mini que também deverá chegar em breve ao HomePod numa versão atualizada, o chip U1 para melhor precisão de localização do HomePod e dos devices que o rodeiam, como é o caso do iPhone.

Uma funcionalidade que vai fazer um melhor uso deste chip U1 é o Handoff: um recurso de passagem de músicas do iPhone para o HomePod, ou vice-versa. Algo que ao princípio me custou a conseguir fazer funcionar neste HomePod mini, mas que agora está a funcionar em condições. Talvez seja assim nas primeiras vezes, mas não faço ideia. Quem tem um HomePod me diga em baixo nos comentários se estou certo ou errado.

Relativamente à qualidade de som, aquilo que importa neste produto, não desprestigia de maneira nenhuma o HomePod original, já bastante conhecido pelo seu sistema de som de fazer cair o queixo. Não penses que, por esta ser uma coluna pequena em tamanho, vai ser assim proporcional no volume. Porque não!

Não sou um audiófilo, nem quero estar aqui a detalhar coisas que não entendo e que te podem induzir em erro, mas posso confirmar que o HomePod mini oferece um som super rico e profundo, como também reconheci no HomePod original que tive.

Em suma, não fosse a sua qualidade de som extraordinária, aliada ao facto da Siri até servir bem para comandar acessórios HomeKit e de estar integrado em pleno no ecossistema da Apple, provavelmente a minha escolha para smart speaker teria recaído num Nest Audio ou até mesmo numa das colunas da Amazon. E porquê?

O HomePod não tem quase nada de Smart... A Siri continua a apresentar excessivas limitações ao nível da inteligência (isto tudo para não ser brega e lhe chamar um nome feio...) e reconhecimento de voz. Principalmente neste último tópico, até porque às vezes é complicado a assistente da Apple entender algum comando específico, ou conseguir entender a música ou o podcast que pretendes ouvir. Já para não falar no facto de não ser suportado o nosso idioma (Português de Portugal)...

Pode ser que com a chegada de um produto mais popular (que acredito que este HomePod será, principalmente pelo seu preço mais em conta) ajude a Apple a entender as suas limitações e a torná-lo numa oferta mais competitiva, num mercado com cada vez mais interesse.

Gostavam de saber mais sobre o HomePod mini? A review sairá em breve!

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.