Sempre que é criada uma nova conta no iCloud (ou seja, um novo Apple ID), a Apple atribui à mesma 5 GB de armazenamento gratuito. Este espaço na nuvem pode ser aumentado, através de diversos planos pagos que estão ao dispôr do utilizador, e serve para guardar um pouco de tudo: cópias de segurança integrais de dispositivos Apple, fotos, vídeos, e qualquer outro tipo de ficheiro à escolha, através do serviço de armazenamento incluído, o iCloud Drive.
O que é o iCloud Drive?
Ora, o iCloud Drive nada mais é então do que uma normal plataforma de armazenamento de ficheiros, semelhante às conhecidas Dropbox e Google Drive, para citar apenas alguns exemplos. No entanto, estando integrado no iCloud, o iCloud Drive vê o seu armazenamento ser partilhado com outros recursos, tais como:
- Biblioteca de Fotografias do iCloud: permite armazenar as fotografias e vídeos na nuvem em vez de estarem fisicamente nos dispositivos Apple;
- Biblioteca de Música do iCloud: tem a mesma função do ponto anterior, mas neste caso para as músicas ouvidas no Apple Music;
- Cópia de Segurança do iCloud: como o próprio nome indica, este serviço cria cópias de segurança integrais dos equipamentos da maçã com sessão inciada na mesma conta, e guarda-as na nuvem;
- Mail do iCloud: aplicação de email gratuita, que permite obter um endereço de correio eletrónico terminado em @icloud.com.
Falta mencionar então que o iCloud Drive, local virtual para o qual podemos carregar todo o conteúdo digital que entendermos, sob a forma de qualquer tipo de ficheiro, nos dá a certeza de que tudo será sincronizado entre todos os dispositivos Apple com sessão iniciada no mesmo Apple ID.
Como aceder ao iCloud Drive?
No Mac
A partir de um Mac com o Apple ID em questão configurado, basta abrir uma janela normal do Finder e clicar em "iCloud Drive" na barra de atalhos lateral.
A partir daqui é possível copiar e colar ficheiros, mover conteúdo e criar novo, como se esta localização na nuvem se tratasse de uma pasta física no armazenamento do nosso computador.
No iPhone/iPad
Para quem tem um iPhone ou um iPad, o iCloud Drive está acessível a partir da aplicação Ficheiros, que vem instalada de raíz nesses dispositivos.
As funcionalidades de gestão são as mesmas da versão para Mac, ou de qualquer outra localização física no equipamento com iOS que estiver a ser utilizado.
A partir da internet
Não é obrigatório possuir um equipamento Apple para se poder usufruir do iCloud Drive. Qualquer pessoa pode criar um Apple ID e, no limite, fazer a gestão do mesmo (incluindo o iCloud Drive) através da internet, com recurso ao browser habitualmente utilizado.
Para isso basta aceder a www.icloud.com, iniciar sessão com os dados de login escolhidos na altura da criação do Apple ID, e de seguida clicar em Drive.
Todos os ficheiros vão então surgir, e podemos gerir os mesmos conforme a nossa necessidade.
5 GB é pouco espaço...
Conforme mencionado inicialmente, cada Apple ID tem direito a usufruir de 5 GB gratuitos, que são divididos por todos os recursos acima descritos. À semelhança do que acontece noutros serviços de armazenamento, também o da Apple conta com planos pagos que permitem expandir este limite.
Como é possível observar, a integração plena do iCloud Drive com os dispositivos Apple é um dos principais trunfos que tornam este serviço interessante. Contudo, para quem procura apenas uma ferramenta de armazenamento na nuvem sem nada mais agregado, certamente que outras opções no mercado deverão ser mais interessantes.
Qual é o vosso serviço de eleição, dentro do género?
Deixa o teu comentário