iMessage ou SMS: quais as diferenças?

iMessage ou SMS: quais as diferenças?

Escrito por
3 minutos de leitura

A aplicação "Mensagens" dos nossos iPhones tem como finalidade aquilo que o próprio nome indica: a troca de mensagens com outras pessoas. Apesar de parecer algo simples, muitos utilizadores ficam confusos quando se deparam umas vezes com mensagens de fundo verde, e outras de fundo azul. Ora, esta confusão acaba por ser natural, pois a própria Apple fez com que isso acontecesse, quando decidiu reunir, dentro da mesma plataforma, mensagens trocadas por iMessage (as azuis) e mensagens trocadas por SMS (as verdes). Mas, afinal, qual a diferença entre ambas? É isso que vamos passar a explicar.

O que é SMS?

SMS é o acrónimo de Short Message Service (em português, serviço de mensagens curtas), e diz respeito ao protocolo utilizado em telecomunicações que permite a troca de mensagens de texto curtas, através da rede celular, ou seja, sem recurso a dados móveis ou a uma ligação à internet. Os leitores mais novos poderão não se recordar, mas houve um tempo em que os telemóveis (sim, telemóveis, e não smartphones) não tinham internet, e as comunicações possíveis eram apenas as chamadas ou as mensagens SMS (eu sou tão velho que ainda me lembro do tempo em que nem SMS existiam!).

Ora, as SMS permitem apenas o envio de texto simples, com um máximo de 160 caracteres, sendo que os textos que ultrapassarem este valor serão enviados divididos entre várias SMS. Este protocolo de comunicação é universal, e como tal as SMS podem ser trocadas entre quaisquer telemóveis ou smartphones, independentemente da marca, modelo ou sistema em questão. Por defeito, o serviço de SMS está sempre ativo e disponível, requerendo apenas um cartão SIM válido para funcionar.

As SMS são as mensagens verdes que vemos nos nossos iPhones.

O que é o iMessage?

O iMessage pode ser designado como uma evolução das SMS, já que recorre à internet (seja por dados móveis ou wi-fi) para enviar e receber conteúdo, podendo este ser texto, fotos, vídeos, áudio, ou até mesmo ficheiros. Desta forma, o iMessage é bem mais versátil que as SMS, ainda que careça da tal ligação à internet sempre ativa para funcionar.

Podemos comparar o iMessage a qualquer outro mensageiro, como o WhatsApp ou o Telegram, pois todos se baseiam no mesmo método de funcionamento: o envio e receção de mensagens através da internet. Contudo, o iMessage é mais limitado num aspeto: apenas funciona entre equipamentos Apple.

As mensagens trocadas por iMessage são as azuis.

Message Apps - Social networking chat application (Whatsapp, Signal, Telegram, wechat, line)

Onde é a que está a confusão?

A confusão reside no facto da Apple ter decidido juntar SMS e iMessage numa só aplicação, a "Mensagens". O intuito é fácil de perceber: ao colocar em funcionamento um método de comunicação de sua propriedade nativamente no iPhone, a Apple fez com que a esmagadora maioria dos utilizadores o começasse a usar sem sequer se aperceber disso. Ora, a estratégia resultou na perfeição, ao ponto de, atualmente, muita gente achar que as mensagens verdes são algo inferior, renegado para aqueles que estão fora de moda, ou seja, não possuem um iPhone. Mas, surpresa das surpresas: há quem tenha um iPhone e pura e simplesmente opte por não usar o iMessage; nesse caso, as mensagens verdes são a única opção, o que é mais que legítimo. Para desativar o iMessage, basta aceder às definições de mensagens, e desativar o interruptor respetivo.

Na verdade, depois de se perceber a distinção entre ambos os serviços, acabamos por perceber que a sua integração e interação numa mesma conversa faz sentido, da forma como a Apple fez as coisas. E, honestamente, sempre que o iMessage estiver disponível devemos dar-lhe prioridade de utilização, pois é mais versátil, seguro, e permite obter relatórios de envio e leitura, assim como interações rápidas nas mensagens trocadas. Por outro lado, quando enviamos uma mensagem azul e percebemos que a mesma não foi recebida pelo destinatário, um toque longo em cima da mesma permite o seu envio por SMS, sem ser necessário reescrever todo o conteúdo; claro que isto se aplica só a texto normal.

Agora que já sabem a diferença entre os balões verdes e os balões azuis, deixem-nos saber: quais usam com mais frequência?

Ajuda o iFeed a crescer partilhando este artigo nas redes sociais!
O link foi copiado!

Deixa o teu comentário

Também vais gostar deste conteúdo...
Redação / / 6 minutos de leitura

Aventura natalícia a bordo do Polestar 4: Uma viagem elétrica de Lisboa a Vigo

André Fonseca / / 1 minuto de leitura

Ponto Sagres diz hoje adeus à comunidade Apple de Aveiro

Pedro Henrique Carvalho / / 2 minutos de leitura

Apple Watch Ultra 3 terá recurso presente no iPhone há mais de dois anos

André Fonseca / / 2 minutos de leitura

Ter um iPhone por subscrição? Apple abandonou a ideia para novo serviço...