iMessage: segurança reforçada com criptografia pós-quântica
A Apple anunciou esta semana a implementação de criptografia pós-quântica no iMessage, com o objetivo de se proteger contra possíveis ataques futuros provenientes de computadores quânticos.
O novo protocolo de criptografia, PQ3, será lançado com as versões públicas do iOS 17.4, iPadOS 17.4, macOS Sonoma 14.4 e watchOS 10.4, e, segundo a gigante da maçã, possibilitará as proteções mais robustas - conhecidas até ao momento - que possam surgir à medida que a computação quântica evolui.
Esta atualização coloca a Apple na vanguarda da preparação para a era pós-quântica. À medida que a computação quântica continua a avançar, a maioria dos especialistas acredita que os padrões de criptografia atuais, devido aos algoritmos quânticos, tornar-se-ão pouco seguros.
Apple reforça segurança no iMessage
Segundo uma publicação da Apple, o PQ3 é descrito como um protocolo criptográfico pós-quântico inovador, visto que traz um avanço na criptografia de ponta a ponta, sendo o primeiro protocolo de mensagens a alcançar o Nível 3 de segurança, ou seja, oferece proteções que superam as de todas as outras aplicações de mensagens amplamente implantadas.
Com esta finalidade, o PQ3 utiliza uma técnica denominada "criptografia pós-quântica híbrida," que combina novos algoritmos pós-quânticos, como o Kyber, com criptografia de curvas elípticas tradicionais. Além disso, o PQ3 implementa um "mecanismo de rekeying" para atualizar periodicamente as chaves de criptografia e limitar o impacto de quaisquer chaves comprometidas. Assim, testemunha-se, segundo a gigante de Cupertino, uma "auto-reparação criptográfica, mesmo no caso extremamente improvável de uma chave ser comprometida."
Ao implementar a criptografia pós-quântica agora, a Apple pretende proteger o iMessage contra possíveis ataques aos dados criptografados armazenados, enviando uma mensagem clara de que está comprometida com a segurança de ponta e, portanto, com a privacidade dos seus utilizadores.
Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed: