iOS 16.1 beta: alterações e novas funcionalidades a caminho

O iOS 16.1 deverá ser lançado ao público até ao final de outubro, como habitual.
Escrito por Samuel Pinto e
2 mins de leitura
iOS 16.1 beta: alterações e novas funcionalidades a caminho
Publicidade
Publicidade

Já está em testes o iOS 16.1, a próxima atualização do novo sistema operativo da Apple, e já se sabe que contará com várias alterações, melhorias, bem como novos recursos, alguns deles anunciados em junho, na WWDC 2022.

Mas antes de chegar a versão pública do iOS 16.1, longas semanas de testes ainda estarão pela frente. Eis a lista das primeiras melhorias e novos recursos presentes na sua primeira versão beta:

  • Carregamento de Energia Limpa - Esta funcionalidade anunciada pela Apple no inicio desta semana junto com o lançamento final do iOS 16, visa reduzir a pegada de carbono carregando de forma seletiva o teu dispositivo, quando estiver disponível eletricidade com menor emissão de carbono. A opção está disponível nas Definições > Bateria > Estado da bateria > Carregamento de Energia Limpa.
  • Aplicação Carteira pode ser excluída - A versão 16.1 do iOS permite que possas excluir a app Carteira do teu iPhone. Logicamente que ao excluíres a aplicação Carteira não poderás utilizar várias funcionalidades como o Apple Pay ou outros cartões lá guardados.
  • Percentagem da bateria na barra de status chega a mais iPhones - Ao que tudo indica, os iPhones até agora limitados, a saber, o XR, 11, 12 mini e 13 mini, também receberão o ícone que mostra a percentagem da bateria na barra de status.
  • API de atividades em direto fica disponível - As atividades em direto permitem que acompanhes o conteúdo das tuas aplicações em tempo real no ecrã de bloqueio. Com a chegada do iPhone 14 Pro e 14 Pro Max, as atividades em direto das tuas aplicações também podem ser exibidas na Ilha Dinâmica. Dessa forma, com esta API os programadores/desenvolvedores de qualquer aplicação podem integrar as atividades em direto na Ilha Dinâmica do iPhone 14 Pro e 14 Pro Max.
  • Compatibilidade Matter - É um padrão de compatibilidade em casas inteligentes que permite ligar conjuntos de acessórios compatíveis em diferentes plataformas. Com o padrão Matter podes controlar mais acessórios com a app Casa em dispositivos Apple. A versão 16.1 beta do iOS, inclui o suporte inicial para acessórios domésticos inteligentes Matter.

Outras alterações descobertas na primeira versão beta do iOS 16.1: um menu redesenhado nas capturas de ecrã, quando os teus fones estão conectados ao iPhone o ícone da aplicação Música fica maior, e por fim, podes permitir que os teus amigos te encontrem no Game Center ativando essa opção nas definições do Game Center.

Por enquanto estas são as alterações e novas funcionalidades que estão disponíveis na primeira versão beta do iOS 16.1. O iOS 16.1 deverá ser lançado ao público até ao final de outubro, como habitual.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo