Quando se esperava que o iOS 16.5 fosse a última versão deste sistema antes do iOS 17, eis que a Apple nos brinda com versões beta do iOS 16.6. Apesar desta não ser uma grande atualização, vai contar com uma importante funcionalidade no que concerne à segurança: a verificação de chave de contacto do iMessage.
Esta funcionalidade foi anunciada ainda em dezembro de 2022, contudo até hoje ainda não tinha sido vista. O seu intuito é simples, mas útil: visa proteger alvos de interesse tais como ativistas, jornalistas ou membros do governo de serem vigiados por fantasmas digitais. Assim, enquanto decorre uma conversa através do iMessage, o sistema da Apple vai verificar a mesma e alertar os intervenientes para a possibilidade de um ataque estar a decorrer, ataque esse avançado ao ponto de quebrar a encriptação da plataforma de comunicação em si.
Por outro lado, a verificação de chave de contacto do iMessage possibilita que se faça uma chamada através do FaceTime para o contacto com o qual se está a tentar comunicar através de iMessage, de modo a que se possa atestar que ambas as pessoas são genuinamente quem dizem ser.
Claro que, por norma, as mais recentes versões do iOS acrescentam o suporte para novos dispositivos da Apple, e com a chegada eminente do headset de realidade aumentada não seria de estranhar que o 16.6 viesse já com a compatibilidade garantida com o mesmo. A confirmar-se, seria mais um ponto a favor deste sistema, que certamente faria com que os utilizadores o adotassem mais depressa. Resta-nos aguardar para ver.
Deixa o teu comentário