iOS 16 - Conhece as mais recentes novidades!

Uma delas é o regresso da percentagem da bateria à status bar dos iPhones com Face ID!
Escrito por André Morais e
3 mins de leitura
iOS 16 - Conhece as mais recentes novidades!
Publicidade
Publicidade

Acabaram de chegar novidades fresquinhas ao iOS 16! À medida que nos aproximamos do lançamento da versão final, que deverá acontecer em setembro, a Apple vai lançando novas betas que vão incluindo não só mais novos recursos, como também correções para erros e falhas de segurança no sistema operativo.

Chegou hoje a quinta versão beta (para os desenvolvedores), que adiciona mais uma mão cheia de novos recursos. Mas já, para trás, tínhamos visto serem adicionadas outras tantas novidades interessantes! Se tens andado distraído, neste artigo fazemos um apanhado de tudo aquilo que a Apple adicionou entretanto ao seu futuro sistema operativo, nas versões beta disponibilizadas depois do anúncio na WWDC 2022.

Fica a conhecer:

O novo modo de Bloqueio

Este modo de segurança é uma nova funcionalidade do iOS 16 que visa proteger os utilizadores de iPhone de ciberataques, especialmente utilizadores com grande impacto social tais como jornalistas, ativistas e políticos.

Quando sair o iOS 16, e se és um utilizador comum, deves ignorar esta funcionalidade.

O modo de bloqueio consiste em limitar a utilização do iPhone ao ponto de bloquear algumas aplicações e navegadores de pesquisa para evitar que sofras um ciberataque.

O wallpaper Clownfish está de volta!

És fã do Nemo? O iOS 16 vai ajudar-te a encontrá-lo!

Entre as coleções de wallpapers do iOS 16, encontrarás os icónicos peixes palhaço. Lembras-te deste wallpaper? Era o wallpaper oficial do primeiro iPhone! A Apple está mesmo a gostar de ir repescar elementos do passado para os seus novos produtos.

A nova interface para o reprodutor de música no ecrã de bloqueio

Nas últimas versões beta a Apple veio ativar a nova interface do seu reprodutor de música do iOS 16, no ecrã de bloqueio, que dá destaque aos álbuns dos artistas. Há também a possibilidade de expandir ou minimizar a imagem de capa do álbum em reprodução.

A percentagem da bateria está de volta à status bar dos iPhones (com Face ID)! Mas...

Para todos aqueles que possuem os modelos de iPhone XS, XS Max, 11 Pro, 11 Pro Max, 12, 12 Pro, 12 Pro Max, e até os mais recentes 13, 13 Pro e 13 Pro Max é caso para festejarem e dizerem: FINALMENTE!

A Apple optou por retirar a percentagem da bateria da status bar no iPhone X, o primeiro iPhone com notch. O notch ocupava bastante do espaço da status bar e na hora de escolher retirar o recurso, a Apple preferiu retirá-lo e torná-lo fixo na central de controlo. Algo que os utilizadores se começaram a queixar da falta, pouco tempo depois da chegada do iPhone X ao mercado.

Agora a percentagem da bateria está de volta à status bar, mas só nos modelos que citei acima. Nos iPhones 12 mini, 13 mini, XR e 11, pelo menos na beta 5 não está disponível. Não sabemos se é algo temporário ou se definitivo...

Quanto às novidades das betas, são estas. Provavelmente não teremos muitas mais surpresas com o novo iOS 16, porque estamos a pouco mais de um mês da disponibilização da sua versão final. Agora é altura da Apple se focar na correção dos bugs do sistema operativo, enfim, prepará-lo para chegar às massas.

Porém, prometemos ficar atentos se surgir mais alguma novidade no iOS 16.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo