Artigo em destaque

iOS 16: funcionalidades escondidas que tens de conhecer!

Com o iOS 16 já disponível, fica a conhecer novos recursos escondidos que te serão muito úteis.
Escrito por Samuel Pinto e
6 mins de leitura
iOS 16: funcionalidades escondidas que tens de conhecer!
Photo by sarah b / Unsplash
Publicidade
Publicidade

Com o lançamento público do iOS 16, uma panóplia de novas funcionalidades estão disponíveis para os utilizadores de iPhone experimentarem. Um dos destaques da versão mais recente do sistema operativo móvel da Apple, é o novo ecrã de bloqueio personalizável, porém várias melhorias e outras funcionalidades podem ser encontradas nas entranhas do sistema.

Conhece estas funcionalidades ocultas que certamente te serão úteis no dia a dia:

  • Livra-te das fotos duplicadas - A aplicação Fotografias recebeu um recurso muito útil que informa se tens fotografias ou vídeos duplicados, oferecendo a possibilidade de combinar as fotos ou vídeos de forma a excluir ficheiros repetidos ou duplicados e assim economizares armazenamento interno. As fotos/vídeos duplicados estão num álbum novo, precisamente com esse nome, Duplicados.
  • Álbuns Oculto e Apagado protegidos - De igual forma, na app Fotografias os álbuns de fotografias Oculto e o Apagado agora requerem a autenticação com o Face ID ou Touch ID para poderes aceder aos seus conteúdos. Nesse sentido, isso impede que outros utilizadores ao usarem o teu iPhone obtenham acesso a estes álbuns em específico.
  • Face ID funciona também na horizontal - Agora já é possível desbloqueares o teu iPhone no modo paisagem! Desse modo, o desbloqueio do iPhone é muito mais simples caso o tenhas na posição horizontal, e já não necessitas de o colocar na vertical para o Face ID funcionar. No entanto, esta funcionalidade só é compatível com o iPhone 13 e posteriores.
  • Senha Wi-Fi acessível nas definições - Recurso presente há muito tempo no universo Android, finalmente a Apple permite que possas aceder à palavra-passe da tua rede Wi-Fi no iOS 16. Nas definições de Wi-Fi do iPhone, podes ver a senha da rede à qual estás conectado. Requer o Face ID ou Touch ID para acederes à senha.
  • Feedback háptico no teclado - No iOS 16 podes ativar o feedback háptico do teclado da Apple e assim sentires uma pequena vibração enquanto estás a digitar. As vibrações funcionam para cada toque de tecla, confirmando fisicamente que uma tecla foi pressionada. Esta funcionalidade não está disponível em teclados de terceiros, (pelo menos por enquanto) somente no nativo.
  • Copiar e apagar capturas de ecrã - Ao efetuares uma captura de ecrã no iOS 16, além da opção para a guardares nas Fotografias, nas Notas e nos Ficheiros, agora podes copiar e apagar a captura de ecrã. Isso é útil pois a nova opção salva a captura de ecrã na área de transferência e não fica guardada no rolo da Câmara a ocupar espaço.
  • Podes apagar as aplicações Encontrar, Relógio e Saúde - A possiblidade de apagar aplicações nativas no iPhone foi estreada no iOS 12, contudo, e à medida que novas versões do iOS vão chegando, a Apple expande o leque de apps pré-instaladas no iPhone que podem ser excluídas. As aplicações podem ser descarregadas novamente através da App Store.
  • Conversão de moeda - As aplicações Câmara e Fotografias tem uma funcionalidade integrada, o Texto detetável, que além de suportar tradução e conversão de medidas, agora com o iOS 16 também inclui conversão de moeda. Ao apontares a câmara do teu iPhone para uma etiqueta de preço, espera que o ícone Texto detetável apareça, tocas no preço e selecionas converter.
  • Indicador de percentagem da bateria - Agora a Apple possibilita aos seus utilizadores de iPhones com notch verem a percentagem da bateria diretamente na barra de estado! Dessa forma, a necessidade de deslizares constantemente para abrir a Central de Controlo e verificar o nível da bateria é eliminada.
  • Usa a Siri para desligar uma chamada - Um novo recurso no iOS 16 permite que os utilizadores peçam à Siri para desligarem uma chamada. Acede às Definições > Acessibilidade> Siri > Desligar chamadas. Dessa forma podes pedir à Siri para desligar uma chamada. Nota que esta funcionalidade poderá não estar presente na Siri em todos os idiomas.

  • Evita desligares as chamadas por acidente - Se porventura já terminaste acidentalmente alguma chamada por carregares no botão lateral sem querer, há boas notícias! Agora podes desativar o botão lateral do iPhone para encerrar uma chamada. Nas versões anteriores do iOS, ao pressionares o botão lateral a chamada era terminada instantaneamente. Podes desativar isso e evitar acidentes acedendo às Definições > Acessibilidade > Toque > Impedir bloqueio para desligar.  
  • Ordena as tuas músicas no Apple Music - A nova atualização do iOS 16 permite que possas ordenar como queiras as tuas playlists no Apple Music. Até agora, todas as playlists na aplicação Música estavam ordenadas pela ordem em que as músicas eram adicionadas à playlist, ou seja, as primeiras músicas adicionadas na parte superior, e as adicionadas mais recentemente, na parte inferior. Com esta nova funcionalidade do Apple Music no iOS 16, podes ordenar as tuas playlists por Título, Intérprete, Álbum e data de lançamento.
  • Gestão aprimorada dos AirPods - Quando conectares os teus AirPods ao iPhone, nas definições do iOS 16 aparece uma secção dedicada a eles. É nesta secção que tens à tua disposição uma espécie de gestor dos teus AirPods, onde podes até personalizar o áudio espacial com recurso à câmara TrueDepth.
  • Aviso durante o carregamento - Se o teu iPhone estiver muito quente enquanto carrega, receberás uma notificação a informar que o carregamento está em espera até que a temperatura do iPhone baixe para os valores normais. Isto é para evitar potenciais danos à bateria do equipamento.
  • Novo player no ecrã bloqueado - Por último, mas não menos importante, a Apple trouxe um novo player de música para o ecrã bloqueado. Ao ouvires uma música no Apple Music, ou noutra aplicação de música qualquer, toca na capa do álbum que está a ser reproduzido no ecrã bloqueado para alternares para o novo visual do player. Volta a tocar na capa do álbum em reprodução no ecrã completo e o player é minimizado.

E tu, já instalaste o iOS 16? Estás a gostar do novo sistema operativo da Apple? Partilha nos comentários e continua atendo às dicas do iFeed.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo