iOS 17: 8 melhorias de segurança e privacidade

Como já é esperado da gigante de Cupertino sempre que há uma atualização de software, o iOS 17, além das entusiamantes novas funcionalidades, traz consigo melhorias ao nível da privacidade e segurança dos dispositivos, tornando-os mais seguros que nunca.

iOS 17 traz atualizações na navegação privada do Safari

No Safari, as janelas de navegação privada passam a estar bloqueadas e, para as desbloqueares, precisas de autenticação secundária. Assim, se emprestares o teu iPhone a alguém e tentarem abrir os teus separadores privados, não o poderão fazer sem a verificação de Face ID/Touch ID ou uma palavra-passe.

Remoção do URL de rastreamento

Nas janelas de navegação privada, todas as informações de rastreamento associadas ao URL são automaticamente removidas. Além disso, os trackers desconhecidos são inteiramente bloqueados, a fim de que as empresas não possam seguir a tua atividade em múltiplos sites.

Também podes ativar a opção de eliminar as informações de rastreamento na navegação normal. Só tens de:

  • Abri as Definições;
  • Ir até ao Safari;
  • Deslizar para baixo e tocar em Avançadas;
  • Tocar em Proteção avançada contra o seguimento da atividade e de impressões digitais;
  • Ativar Toda a Navegação.

Partilha de palavras-passe

Com o iOS 17, iPadOS 17 e o macOS Sonoma, podes partilhar palavras-passe e passkeys com amigos e familiares. Cada pessoa pode aceder, adicionar e alterar as senhas na secção nas Definições.

Para começares a utilizar esta nova opção, vai a Definições > Palavras-passe e toca em "Começar" na secção Partilhar Palavras-passe e chaves-passe.

Reposição de código

Se és dado ao esquecimento, esta atualização é perfeita para ti. Agora, se mudares o código do teu iPhone e te esqueceres da nova combinação, tens 72 horas em que podes usar o teu código antigo sem ficares com o acesso bloqueado.

Caso introduzas um código errado após a alteração, podes tocar em "Esqueceste o código?" para poderes repô-lo. Se alterares o código porque alguém sabia a combinação, podes ativar uma opção que elimina logo o código anterior.

Acesso às fotografias

No iOS 17, a seleção de fotografias foi desenhada para os utilizadores poderem partilhar apenas certas fotografias com as aplicações, enquanto as restantes continuam privadas.

Depois de uma aplicação te pedir acesso, vais receber informações detalhadas sobre as fotografias que estiveres a partilhar, nomeadamente o número de fotos e vídeos e os metadados incluídos, como localização e legendas.

Estas são as opções de acesso que podes dar às aplicações:

  • Acesso limitado - as aplicações só veem as imagens que selecionares (podes rever a seleção em Definições > Privacidade e Segurança > Fotografias);
  • Acesso total - as aplicações podem ver todas as fotografias e serás informado sobre a quantidade exata de fotos e vídeos que estás a partilhar;
  • Adicionar só fotografias - a aplicação pode adicionar imagens à tua galeria, mas não pode visualizá-las (não está disponível para todas as aplicações);
  • Nenhum acesso.

Podes sempre alterar as tuas opções em Definições > Privacidade e Segurança > Fotografias.

Acesso ao Calendário

No iOS 17, através da opção Adicionar apenas eventos, as aplicações podem só adicionar eventos ao teu calendário sem poder visualizá-lo.

É possível permitir que as aplicações tenham Acesso Total, escolher Adicionar apenas eventos ou barrar o acesso. Podes ainda verificar quantos calendários tens e em quantas contas estás ligado. As aplicações com acesso total ao Calendário podem ver localização, convidados, anexos e notas, de acordo com a Apple.

Podes gerir o acesso ao Calendário em Definições > Privacidade e Segurança > Calendários.

Passkeys

O iOS 17 atribui automaticamente uma chave-passe (uma palavra-passe mais segura) a cada Apple ID. Assim, podes autenticar-te no teu Apple ID com Face ID ou Touch ID em vez da tua palavra-passe.

Com o iOS 17, macOS Sonoma e iPadOS 17, ao fazeres login num site da Apple, vais usar a autenticação biométrica em vez da palavra-passe, um sistema que, eventualmente, será adotado por muitos outros sites.

As chaves-passe são constituídas por duas chaves, uma que é pública e fica registada no site ou aplicação, e uma que é privada e mantida apenas no dispositivo. Assim, não podem ser intercetadas por terceiros, ou seja, não podem ser roubadas.

Histórico de atividade na aplicação "Casa"

A aplicação Casa apresenta, no iOS 17, um histórico de atividades durante 3o dias, para que possas saber quem esteve em contacto com fechaduras de portas, portões de garagem, sensores de contacto e sensores de alarme e quando o fez.

Podes aceder ao histórico tocando no botão Segurança na parte superior da aplicação e selecionando Histórico de Atividades.

Estas são apenas as novidades do iOS 17 no que concerne a segurança e privacidade. Aqui no iFeed podes ficar a saber todas as outras novidades: