iOS 18.1 beta já chegou e traz consigo a Apple Intelligence

Finalmente, a maior feature apresentada pela Apple na WWDC 2024 está disponível na versão beta – Olá, Apple Intelligence. Na recém-lançada versão beta para programadores do iOS 18.1, iPadOS 18.1 e macOS Sequoia 15.1, os utilizadores aprovados numa lista de espera podem explorar as funcionalidades de AI da Apple.

Contudo, tal como referido anteriormente no iFeed, muitas funcionalidades da Apple Intelligence estão ausentes desta primeira versão beta. Com o lançamento completo de todos os recursos que foram anunciados com a apresentação da Apple Intelligence para um momento futuro, para já, poucos são os que estão já disponíveis.

Eis o que não está incluído nas primeiras betas para desenvolvedores da Apple Intelligence:

  • Image Playground, a ferramenta de geração de imagens por AI, tal como acontece com o GPT ou Bing
  • Genmoji, que utiliza a tecnologia do Image Playground para criar emojis personalizados
  • Notificações prioritárias, concebidas para destacar os alertas mais importantes que pretendes ver no teu dispositivo
  • Algumas atualizações-chave da Siri, como a percepção de ecrã e ações noutras aplicações
  • Integração com o ChatGPT

Como podes ver, esta é uma lista significativa de funcionalidades ausentes. Embora a versão beta ofereça um primeiro vislumbre do que promete ser a Apple Intelligence, ficou muito por mostrar.

Mesmo assim, a ausência destas funcionalidades na beta atual não impede a sua inclusão na versão pública do iOS 18.1. Todavia, muito provavelmente, não estão prontas para teste neste momento, pelo que a empresa de Cupertino decidiu deixá-las de foras.

Bem, mas vamos ao que interessa. O que está incluído desde já! As funcionalidades introduzidas hoje nas betas iOS 18.1, iPadOS 18.1 e macOS Sequoia 15.1 incluem:

  • Poderosas ferramentas de escrita por AI, que te ajudará na construção frásica e no input de texto no teu dispositivo Apple
  • Uma Siri mais capaz, com novo design e retenção de contexto melhorada, melhor compreensão e amplo conhecimento dos produtos Apple
  • Novas funcionalidades no Mail, como resposta inteligente e resumos de e-mails
  • Transcrições automáticas em aplicações suportada,  como as Notas
  • Pesquisa em linguagem natural nas Fotos

Entre o que está incluído, presente na lista que acabaste de ler, estão outros pormenores de menor relevância. Não menos importante é o facto de que é opcional para os programadores adotarem a versão beta com a Apple Intelligence. Se o fizeres, depois do update, terás de ir até às Definições e ativar o recurso.

Se não encontrares essa opção, é porque muito provavelmente não tens um dispositivo compatível. Confere aqui quais os equipamentos que têm direito à Apple Intelligence. E claro, infelizmente, o recurso não está, mesmo assim, disponível em Portugal pelo facto da Apple Intelligence não ficar, no decorrer dos próximos meses, disponível na União Europeia.

Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed: