A versão beta mais recente do iOS 18.1 para programadores introduziu a Apple Intelligence, o mais aguardado recurso anunciado na WWDC 2024 no passado mês de junho. Com efeito, entre tantas funcionalidades trazidas pela AI da empresa de Cupertino, está a capacidade para que o utilizador possa gravar e transcrever chamadas telefónicas.
Com esta atualização, os utilizadores podem iniciar a gravação de chamadas ao tocar no botão de gravação no canto superior esquerdo durante uma chamada. Isto é, algo novo, ainda que estranho num primeiro momento.
De facto, e de modo a proteger a privacidade de todos os intervenientes na chamada, há uma mensagem audível que informa todos os participantes que a chamada está a ser gravada. Não há, contudo, uma forma de contornar este recurso por parte dos intervenientes, pelo que se alguém não consentir a gravação da mesma, terá de desligar a chamada.
Por sua vez, o áudio gravado é guardado na aplicação “Notas” assim que a chamada tiver sido iniciada. Os utilizadores podem aceder às chamadas telefónicas gravadas a partir das Notas, onde podem ouvir novamente a chamada, ver uma transcrição completa e obter um resumo da transcrição sem precisar de ouvir toda a gravação. Isto sim, é algo extremamente futurista, ainda que presente em aplicações do mundo empresarial há já algum tempo, e que há muito podia estar também no iPhone.
Finalmente, uma outra funcionalidade que muito promete melhorar a produtividade no dia a dia dos utilizadores do iPhone é a sua capacidade para resumir conteúdo. Integrado em todo o iOS 18.1, permite aos utilizadores selecionar qualquer texto no iPhone para gerar um resumo.
Disponível através da versão mais recente da beta disponível para programadores, a Apple Intelligence não está, todavia, disponível na União Europeia. Para tal, será necessário aguardar mais do que se gostaria.
Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:
Deixa o teu comentário