iOS 18 - Descobre como proteger e esconder aplicações

No iOS 18, no meio de tantas opções de personalização introduzidas pela Apple, o teu iPhone também é agora capaz de esconder aplicações. Sim, talvez já soubesses da existência de tal recurso, talvez não. 

A verdade é que, no novo sistema operativo para os vários iPhones que integram a lista de dispositivos compatíveis, tens uma nova opção de personalização do teu ecrã inicial e não só. E podes fazê-lo com alguma facilidade. 

Agora, se desbloqueares o teu iPhone e o entregares a alguém para ver algo, sabes que haverá um conjunto de aplicações que essa pessoa não conseguirá, de todo, abrir ou até encontrar. Se alguém usar o teu iPhone e tentar abrir uma app que bloqueaste manualmente com o método descrito abaixo, verá uma mensagem a informar que não pode ser acedida sem autenticação secundária através do Face ID (ou Touch ID no iPhone SE).

Para além disso, mesmo que o iPhone seja roubado e a pessoa que o detém conheça o teu código, este não conseguirá abrir a app. Isto claro, se tiveres ativada a Proteção do Dispositivo Roubado. Se o mesmo não tiver acontecido, surge um pedido de código que pode ser usado para desbloquear a app após três tentativas falhadas de Face ID. 

Por outro lado, vale a pena notar que nem todas as apps podem ser bloqueadas. A Apple não fornece a opção de bloqueio para apps como Mapas, Relógio, Calculadora e Definições. Porém, quase todas as outras – incluindo redes sociais, Outlook ou Gmail, e até o teu navegador favorito, podem ser bloqueadas para o efeito.  

Como posso fazer isso? 

É bem simples. Tudo o que precisas de fazer é: 

  • Escolher qual a App que pretendes Bloquear ou Esconder (no ecrã inicial ou biblioteca de aplicações) 
  • Pressionar sobre a App e carregar em Pedir Face ID (ou Touch ID) 
  • E daí surgem duas opções - A requisição (apenas) do Face ID ou isso a somar ao facto da mesma ficar escondida 
  • Se optares pela segunda, poderás depois encontrar a aplicação numa área reservada, dentro da biblioteca de aplicações, que só pode ser acedida com recurso ao Face ID ou Touch ID  

Para reverteres o processo, basta seguires os passos 1 e 2 numa aplicação que tenhas bloqueado anteriormente, e pedir o seu desbloqueio. Desde que tenhas a Proteção de Dispositivo Roubado ativada, ativar ou desativar o bloqueio requer um scan de Face ID, por isso, não pode ser desligado sem o teu conhecimento. 

Finalmente, toma em atenção que, ao esconderes uma aplicação, deixarás de receber notificações por parte da mesma.

O iFeed não te deixa perder nenhuma novidade da Apple: