Na teoria, a cada atualização de software, os softwares e aplicações tornam-se mais acessíveis e fáceis de navegar, com a introdução de novas funcionalidades e configurações por parte da gigante da maçã.
Segundo os últimos rumores, a Apple está a trabalhar em vários novos recursos de acessibilidade, juntamente com melhorias nas configurações existentes, para o iOS 18 e o macOS 15, que deverão ser lançados no final do ano.
Atalhos de Voz Adaptativos
Esta funcionalidade permitirá aos utilizadores associar uma frase única a uma definição de acessibilidade.
Os utilizadores terão a opção de criar uma frase personalizada e selecionar a configuração de acessibilidade que desejam ativar ao dizê-la. Assim, poderás ativar funcionalidades de acessibilidade já existentes, como o VoiceOver, o Voice Control, o Zoom, entre outras.
Discurso em tempo real
A funcionalidade Live Speech, já presente nos sistemas operativos da Apple, receberá uma nova secção para categorias criadas pelo utilizador.
Neste sentido, vais poder organizar frases em categorias à tua escolha. Ao criares uma categoria, terás a opção de a nomear e escolher entre uma seleção de cerca de 20 ícones diferentes. Uma vez criada a categoria, podes adicionar as frases que pretenderes.
Mais suporte para personalização do tamanho do texto
A Apple pretende estender o suporte para tamanho de texto ajustável a várias aplicações. Localizada em Definições > Acessibilidade > Ecrã, a opção permite aos utilizadores escolherem tamanhos de letra personalizados para aplicações individuais e selecionar o tamanho de letra que pretendem para leitura.
Atualmente, o macOS Sonoma suporta tamanhos de letra personalizados para cinco aplicações, incluindo o Calendário, o Finder, o Mail, as Mensagens e as Notas. Com o macOS 15, o leque de aplicações contará com Livros, Notícias, Stocks, Dicas e Meteorologia.
Alegadamente, a gigante de Cupertino estará a testar internamente uma opção para alterar o tamanho de letra da barra de menus dentro do macOS; porém, não é claro se a fabricante americana disponibilizará esta opção aos utilizadores finais.
Mais informações deverão surgir à medida que o desenvolvimento do sistema operativo continua - em preparação para a WWDC 2024 -, mas, segundo os rumores, outras funcionalidades de acessibilidade em desenvolvimento incluem até o rastreamento ocular.
Ainda assim, é importante ressalvar que, embora estas funcionalidades estejam em desenvolvimento, não significa necessariamente que as veremos ainda este ano. Aliás, como sabemos, a Apple já cancelou várias iniciativas que não correspondiam aos seus padrões, por uma ou outra razão.
Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:
Deixa o teu comentário