iPadOS 19 deverá ser "mais parecido com o macOS", diz Gurman

iPadOS 19 deverá ser "mais parecido com o macOS", diz Gurman

A Apple está prestes a dar mais um passo na evolução do seu sistema operativo para iPad. Segundo o jornalista da Bloomberg, Mark Gurman, o iPadOS 19 trará alterações significativas que aproximam a experiência de utilização que temos no tablet daquela que já existe no Mac.

Na mais recente edição do boletim informativo Power On, Gurman revelou que a atualização focar-se-á em três áreas essenciais: produtividade, multitarefas e gestão de janelas. O objetivo será tornar o iPad mais semelhante a um Mac e aproveitar ao máximo o seu poderoso hardware, sobretudo nos modelos Pro.

Disseram-me que a atualização deste ano se concentrará na produtividade, multitarefa e gestão de janelas de aplicações — com vista a que o dispositivo funcione mais como um Mac. (...) Há algum tempo que os utilizadores de iPad proficientes imploram que a Apple torne o tablet mais potente.

Os utilizadores têm criticado o iPadOS por não acompanhar a capacidade técnica do dispositivo, o que limita a sua utilização em contextos mais profissionais. Com o iPadOS 19, essa realidade pode mudar, existindo finalmente resposta para um dos pedidos da comunidade.

Embora ainda não tenham sido divulgados detalhes concretos sobre as novas funcionalidades, espera-se que a experiência de utilização seja significativamente melhorada e que sejam dados mais passos no sentido de tornar o iPad num dispositivo capaz de substituir o portátil.

A apresentação oficial do iPadOS 19 está marcada para o dia 9 de junho, durante a WWDC 2025 — o evento anual da Apple dedicado aos programadores, onde também serão reveladas novas versões dos restantes sistemas operativos.