Na semana passada, a Apple anunciou mudanças significativas no iOS, no Safari e na App Store para cumprir o Digital Markets Act (DMA) da União Europeia.
Apesar de algumas destas mudanças se aplicarem a todas as plataformas da Apple, outras estão restritas ao iPhone e não se estendem ao iPad. Como justificação, a gigante da maçã explica que a União Europeia determinou que o iOS - e apenas o iOS - é uma plataforma gatekeeper. Assim sendo, as diretrizes do DMA aplicam-se exclusivamente ao sistema operativo do iPhone, já que o iPadOS é visto de forma independente.
Tal não significa que o iPadOS 17.4 não beneficie das novas opções da App Store, uma vez que o Digital Markets Act designa a totalidade da App Store como um serviço gatekeeper, ou seja, para a Comissão Europeia, as alterações devem abranger a App Store em todas as plataformas da Apple: iPhone, iPad, Mac, Apple Watch e Apple TV.
Por conseguinte, a gigante de Cupertino vai cumprir os requisitos do DMA, mas apenas onde estes são estritamente necessários. As alterações destinadas à App Store serão implementadas em todos os sistemas operativos do ecossistema da Apple, mas haverá mudanças exclusivas ao iPhone (mesmo que o iOS partilhe grande parte do mesmo código-base que o iPadOS).
Consequentemente, as mudanças exclusivas ao iOS serão as seguintes:
- Capacidade de instalar lojas de aplicações de terceiros e descarregar as suas aplicações;
- Possibilidade de escolher um novo navegador padrão no Safari;
- Capacidade de definir aplicações padrão para NFC e carteira.
Mudanças em todos os sistemas operativos:
- Alterações na política da App Store para permitir pagamentos alternativos e comissões mais baixas;
- Permissão de plataformas de streaming de jogos na App Store, entre outras.
Todas estas mudanças farão parte do iOS 17.4, que se encontra, atualmente, em teste.
Queres mais novidades da Apple? Tens tudo aqui no iFeed:
Deixa o teu comentário