iPhone 14: eis as mudanças esperadas para este ano

A poucos meses do lançamento dos próximos smartphones da Apple, fazemos um apanhado do que os rumores ditam como os principais destaques da nova série.

Depois da apresentação do iOS 16 na WWDC 22, a expectativa para a chegada dos novos iPhones subiu um novo patamar, até porque algumas das novidades apresentadas serão certamente exclusivas dos futuros smartphones da gigante tecnológica. Conhece algumas mudanças esperadas para a série iPhone 14.

É o fim da linha para o iPhone mini

Várias fontes da imprensa apontam que a Apple deixará de produzir o iPhone mini. A razão apontada para tal, terá que ver com as alegadas baixas vendas deste modelo em particular, o que significa que não existirá o iPhone 14 mini. Se tens ideia de adquirir um iPhone mais pequeno, terás que optar por um iPhone 12 mini, o 13 mini, ou então pelo SE 3 com o seu design clássico.

iPhone 14 Pro com design diferente do iPhone 14

Tudo aponta para que o iPhone 14 esteja disponível nos tamanhos de 6,1 polegadas e 6,7 polegadas. O seu design frontal será semelhante ao do iPhone 13, ou seja, continuará com um notch igual ao seu antecessor. Por conseguinte, os iPhone 14 Pro e 14 Pro Max deverão ser ligeiramente mais altos que os atuais 13 Pro, de forma a acomodar os sensores do Face ID em forma pílula e um pequeno furo que alberga a câmara frontal. Contudo a resolução dos modelos Pro, deverá ser a mesma que os atuais iPhones 13 Pro. Este novo design é exclusivo dos modelos Pro.

iPhone 14 Pro com novo chip, iPhone 14 com chip do ano passado

O famoso e conhecido analista de mercado, Ming-Chi Kuo, afirma que a Apple equipará os futuros iPhone 14 com o mesmo chip do iPhone 13. Nesse sentido, o SoC A15 Bionic equipará o iPhone 14 de 6,1 polegadas bem como o 14 Max de 6,7 polegadas. Para estes modelos, a memória RAM será de 6GB ao invés dos 4 GB presentes nos iPhones 13. Não se sabe ao certo qual a nomenclatura usada pela Apple. Usará os chips mais potentes do iPhone 13 Pro nos iPhones 14, ou dará um novo nome ao A15 batizando-o de A15X? Teremos que aguardar para saber. O novo SoC A16 Bionic será exclusivo para os modelos mais caros, a saber, o iPhone 14 Pro e 14 Pro Max.

Sensor principal de 48 MP exclusivo do iPhone 14 Pro

Uma mudança significativa é aguardada para a câmara grande angular dos iPhones 14 Pro. Trata-se de um novo sensor fotográfico de 48 megapixels, o que significa que poderão ser exploradas novas funcionalidades com este sensor. Não é nenhuma novidade, em virtude de muitos equipamentos Android já usufruírem de sensores com esta e mais capacidade. Apesar dos megapixels serem uma característica secundária para uma boa qualidade de fotografia, é uma melhoria interessante que chegará no iPhone 14 Pro.

Por outro lado, os iPhones 14 continuarão com sensores de 12 megapixels em todas lentes. Ao mesmo tempo, a nova câmara frontal terá melhorias substanciais como foco automático, o que naturalmente resulta numa qualidade significativamente melhor na captura de fotografias e vídeos em comparação com a atual câmara de foco fixo. Para a câmara frontal é esperada uma abertura maior de f/1.9.

Será desta que as comunicações com suporte via satélite chegam ao iPhone?

Por fim, uma funcionalidade já falada há bastante tempo, é a possibilidade das comunicações com suporte via satélite chegarem ao iPhone. Especulou-se sobre a sua chegada no iPhone 13, contudo, tal não veio a suceder. O que é certo é que a Apple trabalha no suporte às comunicações via satélite para o iPhone. Obviamente não há certezas se este recurso chegará, ou não, ao iPhone deste ano. Quanto às restantes mudanças supracitadas, é certo estarem presentes nos novos iPhones.

E tu, o que achas destas possíveis novidades? Interessantes, ou nem por isso?