iPhone 14: eis as principais novidades na série deste ano

Os novos iPhones estão quaseeee a chegar ao mercado.
Escrito por Samuel Pinto e
3 mins de leitura
iPhone 14: eis as principais novidades na série deste ano
Publicidade
Publicidade

É já no dia 7 de setembro que a Apple apresenta ao mundo os novos iPhones, e a expectativa é muita sobre as suas principais novidades. Se não tens andado a par dos rumores e especulações envolventes, nós deixamos-te informado com este artigo!

É o fim do iPhone mini?

Várias fontes apontam que a Apple deixará de lançar o iPhone mini com a série 14. A razão apontada para tal, tem que ver com as alegadas baixas vendas deste modelo em particular, o que significa que poderá não existir o iPhone 14 mini.

No entanto, e porque surgiu uma informação contraditória de uma fonte confiável nos últimos dias, não percas ainda totalmente a esperança... Se bem que a probabilidade de existir um 14 mini é bem mais baixa do que a de não existir.

iPhone 14 Pro com design diferente do iPhone 14

Tudo aponta para que o iPhone 14 esteja disponível nos tamanhos de 6,1 polegadas e 6,7 polegadas. O seu design frontal será semelhante ao do iPhone 13, ou seja, continuará com um notch igual ao seu antecessor. Por conseguinte, os iPhone 14 Pro e 14 Pro Max deverão ser ligeiramente mais altos que os atuais 13 Pro, de forma a acomodar os sensores do Face ID em forma pílula e um pequeno furo que alberga a câmara frontal. Contudo a resolução dos modelos Pro, deverá ser a mesma que os atuais iPhones 13 Pro. Este novo design frontal é exclusivo dos modelos Pro.

iPhone 14 Pro com novo chip, iPhone 14 com chip do ano passado

O famoso e conhecido analista de mercado, Ming-Chi Kuo, afirma que a Apple equipará dois modelos da nova série com o mesmo chip do iPhone 13. Nesse sentido, o SoC A15 Bionic equipará o iPhone 14 de 6,1 polegadas bem como o 14 Max de 6,7 polegadas. Para estes modelos, a memória RAM será de 6GB ao invés dos 4 GB presentes nos iPhones 13. O novo SoC A16 Bionic será exclusivo para os modelos mais caros, a saber, o iPhone 14 Pro e 14 Pro Max.

Sensor principal de 48 MP exclusivo do iPhone 14 Pro

Uma mudança significativa é aguardada para a câmara grande angular dos iPhones 14 Pro. Trata-se de um novo sensor fotográfico de 48 megapixels, o que significa que poderão ser exploradas novas funcionalidades com este sensor, possivelmente o suporte a gravação de vídeo em 8K. Não é nenhuma novidade, em virtude de muitos equipamentos Android já usufruírem de sensores com esta e mais capacidade. Apesar dos megapixels serem uma característica secundária para uma boa qualidade de fotografia, é uma melhoria interessante que chegará no iPhone 14 Pro.

Por outro lado, os iPhones 14 continuarão com sensores de 12 megapixels em todas lentes. Ao mesmo tempo, a câmara frontal parece que também terá melhorias substanciais como foco automático, o que naturalmente resulta numa qualidade significativamente melhor na captura de fotografias e vídeos em comparação com a atual câmara de foco fixo. Para a câmara frontal é também esperada uma abertura maior de f/1.9.

Será desta que as comunicações com suporte via satélite chegam ao iPhone?

Por fim, uma funcionalidade já falada há bastante tempo, é a possibilidade das comunicações com suporte via satélite chegarem ao iPhone. Especulou-se sobre a sua chegada no iPhone 13, contudo, tal não veio a suceder. O que é certo é que a Apple trabalha no suporte às comunicações via satélite para o iPhone. Obviamente não há certezas se este recurso chegará, ou não, nos iPhones deste ano. Quanto às restantes mudanças supracitadas, é certo estarem presentes nos novos iPhones.

E tu, o que achas destas possíveis novidades? Interessantes, ou nem por isso?

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo