Agora que o novo iPhone 14 já está nas lojas e que já lhe podemos mexer, quanto mais não seja no expositor, o desejo de fazer upgrade ao nosso recém-comprado iPhone 13 é muita. Nós sabemos o que isso é... É o efeito novidade a dominar-te, não deixes que isso aconteça!
Porquê? Vamos apresentar-te 5 motivos de porquê o upgrade para o iPhone 14 (modelo de entrada) não vale a pena, se fores dono de um iPhone 13 (2021) ou até de um 12 (2020).
O processador é (quase) o mesmo do iPhone 13
Dois tópicos polémicos do iPhone 14 são: O novo processador A16 Bionic ficou reservado aos modelos Pro; Os modelos de entrada (iPhone 14 e 14 Plus) mantiveram o mesmo processador da série predecessora.
A Apple assumiu sem medo algum na apresentação que estava a manter o A15 Bionic no seu novo iPhone 14, se bem que com mais 1 núcleo de GPU, para dizer que pelo menos melhorou qualquer coisa no desempenho gráfico em jogos. Ainda assim, a diferença no desempenho gráfico do iPhone 13 para o 14 é subtil e não justifica o upgrade de um modelo do ano passado para o novo, e ainda assim do 12.
As câmaras não receberam assim tantas melhorias
Tal como no ponto do processador, o conjunto de câmaras do iPhone 14 recebeu novidades sim, mas, mais uma vez, quase imperceptíveis. A Apple reservou o novo sensor principal de 48MP para os modelos Pro, e mesmo que tenha apresentado um sensor principal aprimorado no iPhone 14, com abertura maior, ele permanece nos 12MP de resolução.
Vês a ilha dinâmica bem ao longe!
Pois é, um dos melhores e mais populares recursos da série iPhone 14 é exclusivo dos modelos Pro e Pro Max, por isso... também neste ponto percebes que não justifica fazeres o upgrade do 13 para o 14.
"E ao menos o notch ficou mais pequeno face ao iPhone 13?" - também podes estar a perguntar e nós respondemos: Não!
A autonomia da bateria é quase a mesma da série 13
Ganhas 1h a mais de autonomia no iPhone 14, relativamente ao iPhone 13, revela a Apple. Mas será que justifica mesmo fazeres o upgrade do iPhone 13 para o 14 só por 1h a mais de bateria?! Na nossa opinião, não.
Apesar de quase igual ao iPhone 13, o telefone está mais caro!
Como se os pontos que apresentámos anteriormente não fossem suficientes ainda há este: os telefones estão mais caros que o iPhone 13! São quase gémeos e mesmo assim a Apple aproveitou para aumentar o preço. Para teres uma ideia, o iPhone 13 de 128GB de armazenamento está à venda por 929€, o iPhone 14 sai por mais 110€... Passando o nível dos 4 dígitos. Definitivamente as alterações que a fabricante fez no telefone não justificam este aumento, aliás, não justificam aumento algum. Muito pelo contrário!
Mas...
E porque há sempre um mas... O mas aqui é muito simples. Se estás a pensar fazer o upgrade de um iPhone 8, X, XS ou até de um 11 faz total sentido. As alterações que a Apple foi fazendo no iPhone nos últimos anos justificam claramente o upgrade de um modelo anterior a 2020, ao nível do design, das câmaras, principalmente da autonomia e até o notch reduzido. Caso contrário, e como fomos mostrando ao longo do texto, para quem possui um iPhone 13 ou até um 12, não se justifica de todo.
Deixa o teu comentário