Os novos iPhone 16 e iPhone 16 Pro estão aí e já está toda a gente de calculadora na mão de modo a perceber se valerá a pena o upgrade e quanto custará. Para além disso, ao fim de dois anos – o ciclo habitual para troca de um equipamento Apple –, será que faz sentido equacionar a troca?
As diferenças entre os iPhone 16 Pro e 14 Pro são algumas, talvez importantes para ti, talvez não. Confere as diferenças entre os equipamentos:
Design e Ecrã
Aqui há mudanças significativas, diga-se. Os novos iPhone 16 Pro têm, não só, ecrãs maiores – de 6,3 e 6,9 polegadas –, bem como uma margem menor em torno do ecrã. Ou seja, comparando aos modelos iPhone 14 Pro, é possível ver uma bezel menor nos modelos mais recentes.
O ecrã, por sua vez, também é mais brilhante e tem uma tecnologia mais afinada naquilo que concerne ao OLED. Finalmente, tendo em consideração a presença do aro em titânio dos novos iPhone 16 Pro, todos os modelos são mais leves que os iPhone 14 Pro.
Performance
É certo que os iPhone 14 Pro e Pro Max continuam a ter, passe a expressão, top level performance. Porém, os novos iPhone 16 Pro contam com melhorias que não se pode ignorar.
Os modelos têm mais RAM – 8GB em vez de 6GB – e o novo processador A18 Pro de apenas 3 nanómetros, em vez dos 4 do processador A16 Bionic. Tendo isto em consideração, e tal como poderás imaginar, implica por isso que, ao contrário dos iPhone 14 Pro, os equipamentos lançados este ano têm total capacidade para correr a Apple Intelligence.
Câmaras
Aqui fica um pouco mais complexo. Porquê? Ora, entre os modelos de 2022 e os novos iPhone 16 Pro, muita coisa muda no que concerne às câmaras.
Ainda que se mantenham três, de 2022 a 2024 mudarão, essencialmente, duas das três. Por um lado, a lente de Zoom Ótico passa, em ambos os modelos, de 3x para 5x, oferecendo uma distância focal de 120mm em vez dos anteriores 77mm.
Por outro lado, este ano há um upgrade relativo à lente ultra grande-angular que passa a ter 48MP em vez dos habituais 12MP. O que isto implica é que as fotografias capturadas com esta câmara têm mais resolução quando comparadas com um iPhone que está agora a completar dois anos.
Finalmente, ainda no que concerne às fotografias, há um aspeto que não pode ser ignorado e que tem que ver com o novo botão Câmera Control. Este promete trazer vários recursos sob a forma de comandos para as tuas fotografias e vídeo, nomeadamente fazer Zoom quando capturas os teus momentos, alternar entre modos da câmara, entre outros.
Outros detalhes
Os novos equipamentos também se diferenciam, por exemplo, na presença do Action Button - que foi apresentado como novidade do iPhone 15 Pro, no ano passado. Ou seja, os iPhone 16 Pro e Pro Max, tal como os antecessores, trazem o botão de ação que permite aplicar um conjunto vasto de atalhos que te podem ajudar no dia a dia.
Do mesmo modo, os iPhone 16 Pro trazem baterias maiores e, provavelmente, capazes de oferecer uma autonomia mais promissora.
Queres saber tudo e mais alguma coisa sobre a Apple? Fica pelo iFeed:
Deixa o teu comentário