iPhone 14: tudo o que precisas de saber sobre o recurso SOS de Emergência via satélite

Entende como funciona o novo recurso de emergência presente na linha iPhone 14.
Escrito por Wagner Pedro e
3 mins de leitura
iPhone 14: tudo o que precisas de saber sobre o recurso SOS de Emergência via satélite
Publicidade
Publicidade

A série iPhone 14 trouxe diversas novidades interessantes. Um dos recursos mais elogiados está a ser o SOS de Emergência via satélite, que permite enviares mensagens de emergência sem precisar de nenhuma ligação com a rede móvel da operadora ou internet.

Neste artigo, vamos explicar-te como funciona essa tecnologia que pode salvar a vida de muitas pessoas.

Quando pode ser usado?

Instruções do recurso

O recurso funciona quando o iPhone estiver sem nenhum tipo de conexão, como Wi-Fi ou dados móveis. Segundo a Apple, ele foi projetado para uso em ambientes abertos com boa linha de visão do céu. Isso significa que o desempenho pode ser afetado em lugares com muitas árvores ou prédios ao redor.

O que pode ser enviado?

Opções de emergência

O novo recurso SOS de Emergência não realiza chamadas, apenas envia mensagens curtas de alerta. Ao acionares o recurso, o iPhone mostrará algumas opções para agilizar a ocorrência, enviando as informações necessárias para a equipa de emergência mais próxima.

A Apple alerta que, se o utilizador estiver numa área onde os serviços de emergência podem receber mensagens de texto, essa mensagem será enviada diretamente. Caso contrário, ela chegará primeiro a um centro de retransmissão com especialistas que farão a chamada por ti.

De acordo com a empresa de Cupertino, a tecnologia usa um algoritmo de compressão que torna os arquivos de texto três vezes menores para agilizar ao máximo a comunicação.

Retransmissão da mensagem

Como fazer a conexão?

Conexão com o satélite

É simples: basta apontares o iPhone para o céu e o próprio aparelho vai exibir o local exato para realizar a conexão com o satélite mais próximo.

Em locais com uma visão clara do céu, a mensagem é enviada em até 15 segundos, mas podes levar vários minutos em regiões com muitas árvores e edifícios.

Partilha de localização

Localização compartilhada

Graças à conexão via satélite, é possível partilhares a tua localização na app Encontrar sem precisar de nenhum acesso à internet, garantindo mais segurança em passeios, acampamentos ou caminhadas em áreas mais remotas.

Para obter informações precisas e evitar falhas, a linha iPhone 14 traz um acelerómetro dual-core que pode detectar medições de força G de até 256 Gs, além de um novo giroscópio de ampla faixa dinâmica.

Quem fornece os satélites?

A fornecedora dos satélites é a Globalstar, que cedeu 85% da sua capacidade de rede atual e futura para o novo recurso SOS de Emergência da Apple.

A empresa ficará responsável por cada área do recurso, incluindo as equipas de atendimento, software e sistemas dos satélites, por exemplo.

Preço e disponibilidade

A Apple ainda não revelou detalhes sobre o preço deste recurso/serviço, mas afirmou que, durante dois anos, os proprietários de telefones da série ‌iPhone 14‌ terão acesso gratuito à conexão via satélite.

O recurso estará disponível nos Estados Unidos e Canadá a partir de novembro. A empresa informou que utilizadores de outras regiões poderão aceder ao novo SOS de Emergência quando visitarem os países suportados, excepto se o aparelho for comprado na China, Hong Kong ou Macau.

Claro que o ideal seria termos já disponível o recurso no Brasil, ou em Portugal, no lançamento, mas... quem sabe um dia destes recebamos o recurso. Quem sabe!

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo