A gama iPhone 14 inaugurou uma alteração importante na forma como os seus equipamentos se ligam à rede móvel nos Estados Unidos da América, dado que as unidades destinadas a esse mercado não estão equipadas com a habitual bandeja que alberga o cartão nano SIM. Com efeito, todos os iPhones 14 e 14 Pro em questão apenas têm a possibilidade de ser utilizados com cartões digitais eSIM, tendência que deverá este ano ser alargada a mais países, inclusivé europeus.
A fonte desta informação dá então conta que os iPhones 15 destinados a França estarão limitados aos eSIM, sendo o recurso aos mesmos a única forma de dotar estes smartphones de um plano de rede móvel, que permite fazer aquilo para que o telemóvel foi inicialmente criado: comunicar.
Contudo, esta alteração deverá ter como consequência a ausência de bandeja física de cartões de operador também noutros países, pois habitualmente as versões específicas de iPhones são partilhadas entre várias nações; por exemplo, o iPhone 14 Pro com o número de modelo A2890 é vendido em França, mas também no Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Itália, Espanha, Portugal, Áustria, Polónia, Países Baixos, Bélgica, Dinamarca, entre outras regiões independentes.
A Apple utiliza como argumento para esta mudança o facto dos cartões eSIM serem mais seguros, dado não poderem ser removidos de iPhones que forem perdidos ou roubados, facilitando assim a sua localização. Apesar de cada iPhone ter a capacidade de gerir até 8 eSIMs em simultâneo, apenas dois podem estar em uso de cada vez.
Será isto o princípio de mais uma ronda de remoção de funcionalidades levada a cabo pela Apple, sendo a vítima desta vez o ancestral cartão SIM como sempre o conhecemos? Os próximos anos encarregar-se-ão de responder a esta pergunta. Já no que concerne aos iPhones 15, em setembro teremos todas as certezas.
Deixa o teu comentário