Numa altura em que os ânimos já acalmaram sobre os novos iPhone 16, está quase na hora da Black Friday (ou até das compras natalícias) e, com isso, surgem sempre campanhas promocionais.
Com efeito, até que ponto é que – em caso de dúvida –, fará sentido optar por um iPhone 16 em vez de um iPhone 14, e vice-versa? Ora, a resposta à questão colocada não é simples, mas não há motivo para não analisares os prós e contras de ambos os equipamentos. Isto claro, quando comparados!
Ecrã e Performance
O iPhone 16 partilha o mesmo tamanho de ecrã, e tecnologia por de trás do mesmo, com o iPhone 14. Os dois equipamentos têm um ecrã de 6,1 polegadas e, infelizmente, não suportam mais do que o clássico Refresh Rate de 60Hz. Do mesmo modo, a única alteração tem que ver com a substituição da Notch pela Dynamic Island, que poderás gostar mais, mas não traz alterações significativas ao teu dia a dia.
Por outro lado, as semelhanças em matéria de performance são quase nulas. O iPhone 16, ao contrário do que vinha acontecendo em anos anteriores, teve direito ao seu próprio processador – o A18 – e, quando comparado ao A15 Bionic do iPhone 14, oferece mais rapidez, eficiência e capacidade de processamento.
Para além disso, numa altura em que estiver finalmente disponível, o A18 também permitirá tirar todo o proveito da Apple Intelligence, algo que nunca chegará ao iPhone 14. Por isso sim, ainda que não haja grandes mudanças no ecrã, a nível de performance não se pode dizer o mesmo.
Câmaras
Ui. Aqui sim, há uma enorme diferenciação. A começar pelo facto do iPhone 16 trazer um novo botão – que não se pode chamar de botão –, que é o Camera Control. Se tiras enorme proveito da câmara do teu equipamento, podes parar por aqui – o iPhone 16 é a escolha acertada.
Para além disso, há novos sensores no modelo mais recente face ao anterior:
- No iPhone 16, contas com um sistema de dupla câmara em que o sensor principal tem 48MP e a ultra grande angular 12MP
- No iPhone 14, o sistema é também de dupla câmara mas as duas câmaras são de 12MP cada
Porém, ainda que a quantidade de megapixels não seja tudo, não só o A18 permite o uso de outros estilos fotográficos, como o sistema de câmaras do iPhone 16 oferece ao utilizador o equivalente a três câmaras - 0,5x, 1x e 2x, a somar à Macro –, enquanto o modelo mais antigo apenas 0,5x e 1x.
Conectividade e Autonomia
Os dois modelos são relativamente parecidos nestes campos. Pode dizer-se que, de acordo com a Apple, o iPhone 16 dura cerca de duas horas mais (22 horas no total) na reprodução de vídeo, mas não é um aspeto substancialmente relevante. Por outro lado, este é agora carregado por USB-C (se usares carregador com fio) em vez do antigo Lightning.
Ambos com suporte à tecnologia Bluetooth 5.3, a grande alteração em matéria de conectividade talvez seja mesmo o suporte ao Wi-Fi 7 no iPhone 16, face ao Wi-Fi 6 no modelo 14.
Outros detalhes
À exceção desses pontos, algo que pode pesar na tua escolha, para além do preço, é a panóplia de cores disponíveis nos iPhone 16 e iPhone 14. Excluindo as cores equivalentes a preto e branco – mais clássicas –, é no iPhone 14 que encontrarás tonalidades mais vividas – nomeadamente o vermelho (PRODUCT RED) e o amarelo. Já no iPhone 16, as três novas cores são o já falado ultramarino, verde azulado e rosa.
Disponíveis a partir de 989€ e 769€ respetivamente, os iPhone 16 e iPhone 14 apresentam diferenças em áreas muito relevantes no seu uso diário. Se as câmaras não forem, de todo, uma prioridade, se não usares o teu telemóvel para jogar ou não estiveres à espera da Apple Intelligence, pode valer a pena poupares o valor remanescente.
Caso contrário, ainda que por um valor aproximadamente 28% superior (face ao modelo 14), talvez compense mesmo optar pelo iPhone 16.
O iFeed não te deixa perder nenhuma novidade da Apple:
Deixa o teu comentário