iPhone 16 - Não esperes grandes mexidas nos preços

iPhone 16 - Não esperes grandes mexidas nos preços

2 minutos de leitura

Na próxima semana são apresentados os novos iPhone 16. No meio de tantos rumores e fugas de informação, alguns deles sobre as câmaras outros sobre os ecrãs e assim sucessivamente, vale a pena falar dos preços dos novos equipamentos.  

Os sucessivos modelos do iPhone introduzem consistentemente novas funcionalidades e melhorias de hardware, mas a Apple tem mantido tradicionalmente os mesmos preços de venda ao público. No entanto, não é linear que o mesmo se mantenha, pelo menos não em todos os modelos. 

Com efeito, no ano passado, os custos de produção atingiram novos patamares. Há relatórios que sugerem que os custos de produção dos iPhone 15 foram superiores aos do iPhone 14.

Apesar destes custos de produção mais elevados, a Apple optou por não aumentar os preços de venda ao público de nenhum dos modelos do iPhone 15. Porém, se a tendência assim se mantiver, é óbvio que a empresa norte-americana terá de aumentar os preços em algum momento de modo a manter a sua rentabilidade. 

person holding silver iphone 6
Imagens AppleTrack

Todavia, mesmo essa decisão pode ter contrapartidas menos positivas, uma vez que há mercados cuja elasticidade do preço dos iPhone é mais volátil. Nomeadamente, na China, onde o preço do equipamento é fator determinante. 

Embora não seja certo quais os preços que a Apple definirá para os seus próximos iPhone 16, é notável que, se o preço base do modelo standard do iPhone 16 se mantiver em 799$ (989€), será o mesmo preço inicial do iPhone 12, lançado em 2020. Isto sim, é algo notável, ainda para mais quando a ideia que se criou perto da comunidade tecnológica é o de que a Apple aumenta o preço do iPhone ano após ano. 

De igual modo, o que a Apple poderá fazer é reduzir as opções de configuração disponíveis, como fez com o iPhone 15 Pro Max no ano passado, tornando a opção mais “básica” mais capaz e, por isso, mais cara.  

Ainda não se sabe se a Apple adotará uma estratégia semelhante com algum dos modelos do iPhone 16. Mesmo assim, considerando o aumento do ano transato no modelo Pro Max, e o facto da Apple querer manter intacto o preço do telefone mais básico, talvez não haja mexidas nos preços este ano. 

Para além de tudo isso, há vários mercados onde o iPhone 16 não trará a Apple Intelligence para já - um dos grandes selling points. Ou seja, a Apple talvez venha a preservar os preços, adicionando recursos como AI, concedendo mais valor ao dispositivo. 

Afinal, a jogada tem mais que ver com a enorme adoção destes equipamentos – com Apple Intelligence –, e dos serviços de subscrição que poderão depois ser cobrados posteriormente devido à existência de tais recursos.

Queres saber tudo e mais alguma coisa sobre a Apple? Fica pelo iFeed:

Ajuda o iFeed a crescer partilhando este artigo nas redes sociais!
O link foi copiado!

Deixa o teu comentário

Também vais gostar deste conteúdo...
Pedro Henrique Carvalho / / 2 minutos de leitura

iOS 18 já está disponível para o teu iPhone!

André Fonseca / / 2 minutos de leitura

iOS 18 e iPadOS 18: estes são os iPhones e iPads compatíveis!

André Fonseca / / 2 minutos de leitura

Quais Macs podem atualizar para o novo macOS Sequoia?

André Fonseca / / 2 minutos de leitura

watchOS 11: os Apple Watches compatíveis com o novo software