iPhone 16 Pro vs. iPhone 12 Pro - Já são muitas diferenças
Em muitos aspetos, um ciclo de quatro anos é algo marcante e um período de tempo longo. É o número de anos que separa um Europeu de outro, a duração do ensino primário, ou até o tempo de uma licenciatura.
No caso da Apple, significa que, em 2024, poderás ainda equacionar se chegou o momento de trocar o teu iPhone 12 Pro pelo mais recente modelo, o iPhone 16 Pro.
Ora, e para tal, veremos como estes se distinguem de diversas maneiras – das quais se destaca o ecrã, câmaras, processador, design, conectividade e autonomia.
Ecrã
No que concerne ao ecrã dos dois equipamentos, vale a pena relembrar que, em 2024, o iPhone 16 Pro tem mais 0,2 polegadas que os antecessores. Assim, quando comparado com o 12 Pro, há uma alteração no tamanho do seu ecrã, de 6,1 para 6,3 polegadas.
Tal tem que ver, acima de tudo, com a parte reduzida das bezels. Porém, visível também é a Dynamic Island do iPhone 16 Pro, quando comparada com a antiquada notch do modelo 12 Pro. O mesmo se pode dizer, quando ligado, que há uma diferença grande no que toca ao refresh rate dos dois modelos, uma vez que o mais recente suporta a tecnologia ProMotion, e a capacidade de variar o refresh rate entre 1 e 120Hz.
Para finalizar, vale lembrar que o iPhone 12 Pro ainda não tinha, nem tem, a possibilidade de ter o Always On introduzido posteriormente. Ou seja, a possibilidade que tens, como utilizador de poder ver as horas e outro tipo de notificações, a todo o momento, quando não estás a usar o telefone.
Câmaras
Aqui também há diferenças significativas. A única parecença é o número de câmaras presentes na parte de trás do equipamento – 3 no total. Contudo, o modelo mais recente apresenta duas lentes – grande angular e ultra grande angular de 48MP cada – e uma teleobjetiva de 12MP. Já no caso do iPhone 12 Pro, todas elas apresentam 12MP.
Deste modo, só aí, há várias nuances que, posteriormente, se repercutem na qualidade das imagens e vídeos capturados. Uma delas, por exemplo, tem que ver com o facto de que, no momento de captura de imagens, o iPhone 12 Pro apresente três opções - 0,5x, 1x e 2x Zoom –, e o 16 Pro quatro, bem mais versátil – 0,5x, 1x, 2x e 5x.
Finalmente, ainda neste âmbito, há três outras diferenças a assinalar. O iPhone 16 Pro pode gravar vídeo em 4K a 120fps, criar fotografias e vídeos espaciais e tu, como utilizador do mesmo, podes usar o mais recente Controlo da Câmara para capturares tais momentos. Isto é, três aspetos que não estão presentes no modelo 12 Pro.
Entre outros detalhes, essas são as grandes diferenças entre os dois equipamentos, no que às suas câmaras diz respeito. Sem dúvida alguma que, ao fim de quatro gerações, há aspetos que foram realmente melhorados e se diferenciam de um modelo para o outro, e a vertente fotográfica é uma delas.
Processador
Aqui não há tanto a dizer. A verdade é que um iPhone, mais antigo ou recente, é dotado de um processador muito capaz. Certamente que o A14 Bionic presente no modelo 12 Pro continua pronto para (quase) tudo aquilo que lhe for exigido. Porém, há uma questão que não lhe pode ser pedida.
Claro, tem que ver com a Apple Intelligence. Ainda que não esteja disponível em Portugal – para já, pelo menos –, o A18 Pro presente no iPhone 16 Pro é um processador capaz de correr tudo aquilo que lhe for pedido nessa matéria.
Do mesmo modo, é também bem mais eficiente, rápido e capaz de aguentar todo o tipo de tarefas que possas ter no dia a dia.
Design
O design também é algo que pode criar em ti a vontade de adquirir um novo equipamento, por sentires que o teu já está mais cansado do que gostarias. No caso destes dois iPhones, a verdade é que também há alterações significativas nessa parte.
Já referida, há a questão da introdução da Dynamic Island em prol da notch. Por outro lado, e como descrito anteriormente, as margens em torno do ecrã são bem menores no iPhone 16 Pro, o que permite ao mesmo ter, também, um ecrã maior.
Por outro lado, há o detalhe introduzido em 2024 – referente ao Controlo da Câmara. E, do mesmo modo, não podemos esquecer que a entrada Lightning presente no iPhone 12 Pro deu lugar a uma entrada USB-C, compatível com USB 3 para transferências mais rápidas, bem como carregamento.
Por fim, se és fã de titânio, então o iPhone 16 Pro é o modelo indicado, composto por titânio e vidro mate, em prol do aço inoxidável do iPhone 12 Pro. O último aspeto que respeita ao design e não só, é o do Botão de Ação.
Onde o iPhone 12 Pro tinha o mais clássicos dos botões – de toque/silêncio –, o 16 Pro tem agora um botão que te permite personalizar aquilo que pretendes obter dele. Mais verstátil.
Conectividade e autonomia
De acordo com a ficha de produto, o iPhone 16 Pro conta com duas tecnologias não presentes no modelo 12 Pro – Wi-Fi 7 e Bluethooth 5.3. Por outro lado, tal como pudeste ler acima, o modelo lançado em 2024 já tem uma entrada USB-C – que tanto serve para carregamento como para transferência de dados.
A par da entrada USB-C (em prol da antiga Lightning), também a autonomia se alterou drasticamente. De acordo com a Apple, o iPhone 12 Pro permitia até 11 horas de reprodução de vídeo (streaming) e o iPhone 16 Pro até 22 horas. Isto é, o dobro. É muita coisa.
Aqui sim, há também um grande salto geracional que não pode ser ignorado e que, muito provavelmente, faz diferença no dia a dia do seu utilizador.
Conclusão
Separados por quatro anos de diferença, os iPhone 16 Pro e 12 Pro não deixam de o ser – iPhone e Pro –, mas têm grandes discrepâncias entre si. Ainda bem. Tal é fruto da evolução tecnológica e daquilo que a Apple tem investido nos seus produtos, de forma a torná-los melhores todos os anos.
O iFeed não te deixa perder nenhuma novidade da Apple: