iPhone 16e vs. iPhone 15 - O que perdes ao optar pelo modelo low-cost?

O iPhone 16e foi apresentado e chegará ao retalho dentro de dias. Com ele, surgem algumas dúvidas sobre "comprar", "não comprar", "esperar", etc. Isto é, o que deves fazer caso estejas a ponderar obter um smartphone da Apple.

E, por ventura, o que deves fazer quando essa equação envolve duas variáveis cujo nome é iPhone 16e e, por outro lado, iPhone 15. Ora, este comparativo pretende ilustrar as suas diferenças, semelhanças e o que podes esperar de cada um.

O design é equivalente, o ecrã mais ou menos...

O iPhone 16e adota um design que mescla a tradicional notch em vez da Dynamic Island, característica dos modelos mais recentes. No entanto, ambos os modelos partilham um ecrã OLED de 6,1 polegadas. Aqui, a maior diferença tem que ver com o brilho máximo que, tal como vimos no comparativo entre o iPhone 16e e o iPhone 16, também se verifica com o iPhone 15. Isto é, o brilho máximo do novo modelo é mais baixo que o dos restantes. 

Por outro lado, ainda no que ao design diz respeito, o acabamento do iPhone 16e é mais simples, com opções de cores limitadas (preto e branco). Já o iPhone 15, apresenta uma gama de cores mais variada. Se não usas capa no teu equipamento, poderá ser um fator decisivo para ti.

A performance é o ponto onde o iPhone 16e mostra ser um iPhone 16

Bem, aqui a história muda de figura. O iPhone 16e vem equipado com o novo A18, que proporciona maior velocidade e eficiência em comparação com o A16 presente no iPhone 15. Mais, apenas o A18 te dará a possibilidade usares a AI da empresa de Cupertino, isto é, a Apple Intelligence

Esta atualização torna o 16e mais preparado para futuras funcionalidades, garantindo uma performance robusta para tarefas do dia a dia e aplicações mais exigentes.

A história das câmaras repete-se!

Outro ponto muito relevante e que tem que ver com uma questão de preferência pessoal. A câmara do iPhone 16e apresenta uma resolução de 48MP com a tecnologia Fusion. Isto permite que, mesmo com uma só câmara, poderás usufruir de dois modos fotográficos - 1x e 2x zoom. Já o iPhone 15, adiciona a essa possibilidade uma lente ultra grande-angular de 12MP. 

Assim sendo, a não ser que sejas amante de fotografias capturadas com lentes ultra grande-angular, não há motivos para preferires um ou outro. Acaba mesmo por ser um empate nesta matéria. 

A autonomia é melhor num, o carregamento no outro

Quanto à autonomia, o iPhone 16e parece ser uma nova estrela no leque de produtos Apple. Beneficia da eficiência do processador A18, bem como de uma boa bateria, o que permite a oferta de uma boa autonomia. Nesse aspeto, melhor que o iPhone 15. 

Contudo, para manter os custos reduzidos, este modelo opta por um sistema de carregamento sem fios via Qi mais básico, dispensando o suporte a MagSafe (recurso que possibilita carregamento mais rápido e a utilização de uma vasta gama de acessórios magnéticos). Em contrário, o iPhone 15 conta com suporte a MagSafe, o que pode ser um fator decisivo para ti, se valorizas essa funcionalidade.

Conclusão 

Entre inovações, o iPhone 16e integra um novo modem 5G da Apple, o C1, e está preparado para suportar futuras funcionalidades da Apple Intelligence – como referido anteriormente. Se, para ti, isso for um aspeto mais relevante que a questão do MagSafe, então o 16e pode ser a escolha mais acertada. 

Contudo, a Dynamic Island, o brilho superior do ecrã e a segunda câmara fotográfica atrás são fatores que beneficiam a escolha do modelo mais antigo. A escolha entre o iPhone 16e e o iPhone 15 dependerá das tuas prioridades individuais.  

A nível de preço, sinceramente, será ela por ela. A Apple quer implementar, o mais possível, o uso (ou possibilidade de tal) por parte dos utilizadores ao acesso à inteligência artificial. Daí que o iPhone 16e é a porta de entrada para isso. E, nesse aspeto, pelo mesmo valor do iPhone 15, que completa dois anos em setembro, pode valer a pena optar pelo novo modelo. 

O mesmo se pensares que, à partida, o iPhone 15 deverá ter menos dois anos de atualizações que o 16e. A não ser que tenhas a possibilidade de adquirir um iPhone 15 por um valor (estranhamente) reduzido, então o 16e deverá ser a escolha a tomar.

Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed: