Viste a apresentação do iPhone 16e? Não? Ora, tens de conhecer as diferenças do modelo mais recente apresentado pela Apple e o iPhone 16 – agora o segundo mais económico dos modelos 16.
Se estás a pensar em atualizar o teu iPhone e queres conhecer as diferenças entre o iPhone 16 e o iPhone 16e, toma atenção a este artigo. De um modo descontraído e direto, poderás encontrar as especificidades de cada modelo, para que possas decidir qual se adapta melhor às tuas necessidades.
Para além disso, fica desde já a saber qual a data de início de pré-venda do novo iPhone 16e, bem como as duas cores em que o mesmo estará disponível e, por último, as diferenças de valores quando equacionas uma ou outra opção de armazenamento.

Design que mistura de tudo um pouco, mas que lhe fica bem
O iPhone 16e tem uma notch na parte frontal, e apenas uma câmara na parte traseira. Estes são os aspetos que mais saltam à vista e que conseguirás reparar sem grande esforço. No entanto, nem uma nem outra ficam mal no equipamento.
De resto, o iPhone 16e apresenta um design idêntico aos modelos mais recentes da Apple, que privilegia os ângulos retos entre o ecrã, aro metálico e parte de trás. Está disponível apenas nas cores preta e branca, ao passo que o iPhone 16 apresenta cinco cores distintas, nas quais se enquadram três mais vibrantes em torno do azul, verde e rosa.
Já no ecrã, as diferenças são outras...
No que toca ao seu ecrã, ambos os modelos têm uma dimensão de 6,1 polegadas com tecnologia OLED Super Retina XDR. Contudo, há uma diferença significativa nos níveis de brilho - o iPhone 16 atinge até 2000 nits em condições exteriores, enquanto o 16e fica com um brilho máximo de 1200 nits. Isto significa que, em ambientes muito iluminados, o iPhone 16 oferece uma visibilidade superior.
Pode não ser um fator determinante, mas dependendo do que faças no teu dia a dia, ou dos ambientes em que trabalhes, pode ter consequências mais diretas para ti. E claro, há a questão da notch presente no novo equipamento, que não é tão prática quanto a Dynamic Island, mas no fim do dia é praticamente igual.
Desempenho igual a empate técnico
Quanto ao desempenho, ambos os modelos são equipados com o processador A18. Ou seja, garante uma performance robusta e a capacidade de aproveitar todas as funcionalidades do iOS 18 e da Apple Intelligence. Assim, em termos de processamento e utilização diária, ambos os iPhones se saem muito bem, permitindo-te realizar multitasking, jogar e editar fotos sem problemas.

Quanto à Apple Intelligence, já sabes. A mesma continua relativamente atrasada, chegará brevemente através de atualizações de software e, para já, a parte boa é que será bem-vinda em ambos os terminais. Desta feita, o desempenho não tem de ser um problema na tua decisão.
Duas câmaras ou três
Mentira. Apenas uma no iPhone 16e (mas que pode usar como duas) e apenas duas no iPhone 16 (mas que no fim equivalem a três). Porquê? Ora, O iPhone 16 possui um sistema duplo, com um sensor principal de 48MP e um ultra grande-angular de 12MP.

Já o iPhone 16e, apenas uma câmara de 48MP. A câmara adicional para Zoom Ótico de 2x, presente também no iPhone 16, surge pela vertente tecnológica trazida pela Apple. Permite que, com câmara de 48MP, consigas criar uma outra imagem com Zoom Ótico de 2x, usando a lente anterior e criando imagens com 12MP.
Assim, se a lente ultra grande-angular do iPhone 16 for obrigatória para ti, podes parar de ler este artigo. Se não, continua.
Também essenciais – autonomia e conectividade
No que diz respeito à autonomia, o 16e surpreende positivamente. Consegue reproduzir áudio até 90 horas, vídeo offline até 26 horas e streaming até 21 horas. O que quer isto dizer? Que supera o iPhone 16, que oferece até 80 horas, 22 horas e 18 horas respetivamente. Se passas longos períodos longe de uma fonte de energia, a maior autonomia do 16e pode fazer a diferença no teu dia a dia.
Finalmente, há a questão da conectividade. Aqui também vale a pena tomares atenção. Em termos de conectividade, o iPhone 16 vem com Wi-Fi 7 e é compatível com MagSafe, o que te permite usufruir de uma gama mais vasta de acessórios magnéticos. Já o iPhone 16e conta com Wi-Fi 6 e não suporta MagSafe – embora permita carregamento Qi básico até 7.5W (em vez dos 15W do modelo 16).
Uma diferença e uma igualdade
Para terminar, vale a pena sublinhar que o iPhone 16e não tem um botão que todos os outros iPhone 16 possuem – o Controlo de Câmara. Se este for essencial para ti, então o novo modelo não é uma opção. Porém, o iPhone 16e deixa para a história o antigo botão de silêncio e, em contrapartida, engloba o botão de Ação que vem aparecendo nos equipamentos da Apple há algumas versões.
Conclusão
No final das contas, a escolha entre estes dois modelos vai depender do que valorizas mais. Se procuras um design mais moderno, um ecrã com brilho superior e um sistema de câmaras mais completo o iPhone 16 é a opção para ti. Porém, se o teu orçamento é mais limitado e estás disposto a sacrificar alguns extras, mas queres, ainda assim, um desempenho de topo e uma autonomia de bateria excelente, o iPhone 16e surge como uma escolha bastante acertada.
Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed: