Os modelos do iPhone 16 mal chegaram ao mercado, mas os rumores sobre o futuro lineup do iPhone 17 já fervilham. Porém, há um modelo em particular que está a gerar muita especulação: trata-se dum novo e mais fino iPhone que deverá ser lançado em 2025, a saber, o iPhone 17 Air. Eis uma lista dos rumores sobre tudo o que se sabe até agora acerca do iPhone 17 Air.
Design: um iPhone mais fino e elegante
Como a hipotética denominação “Air” sugere, a principal novidade do iPhone 17 Air em relação aos outros modelos deverá ser o seu formato ultrafino. Várias fontes relatam que os protótipos do iPhone 17 Air apresentam entre 5 e 6 mm de espessura, o que o tornaria o iPhone mais fino de sempre. Em comparação, o iPhone 16 Pro Max deste ano tem 8,25 mm de espessura.
A sua estética, no geral, é apelativa. No entanto, é importante destacar que o design magro e fino do hipotético iPhone 17 Air reduz o espaço disponível para componentes mais robustos. Um exemplo disso é o tipo de bateria que a Apple planeia utilizar. De acordo com os rumores, essa bateria já apresenta 6 mm de espessura, o que, na prática, está a dificultar a possibilidade de um design ainda mais fino. Caso não encontre uma solução, o iPhone 17 Air pode acabar por não ser muito mais fino do que era o iPhone 6 Plus em 2014, com 7,1 mm.
Tamanho do iPhone 17 Air
No que diz respeito ao tamanho do ecrã, especula-se que o iPhone 17 tenha entre 6,1 e 6,7 polegadas. A confirmar-se, isso tornaria o iPhone 17 Air ligeiramente maior do que o iPhone 16 (6,1 polegadas), mas mais pequeno do que o iPhone 16 Plus (6,7 polegadas). Há também divergências sobre a estrutura do iPhone fino: enquanto uma fonte afirma que o iPhone 17 Air terá uma estrutura de titânio e alumínio, outra aponta que será exclusivamente de alumínio. As fontes são os já bem conhecidos Ming-Chi Kuo, Jeff Pu e Ross Young.
Funcionalidades mais restritas no iPhone 17 Air
O design mais fino do hipotético iPhone 17 Air tem impacto nas suas funcionalidades devido ao espaço limitado. Como já supracitado, a bateria será mais pequena quando comparada com a dos outros modelos, o que pode resultar numa autonomia mais reduzida. Outro detalhe apontado nos rumores é que o iPhone 17 Air terá apenas um altifalante, localizado junto ao ouvido. Normalmente, os iPhones possuem dois altifalantes, mas o espaço limitado não permitirá a inclusão de um segundo.
Além disso, os protótipos atuais do iPhone 17 Air não apresentam ranhura para cartão SIM físico, indicando que o dispositivo poderá depender exclusivamente de eSIMs, algo já comum nos EUA desde o iPhone 14, mas menos frequente noutros países.
A câmara traseira também deverá sofrer alterações. Em vez de um módulo com várias câmaras, o iPhone 17 Air contará apenas com uma câmara traseira grande angular de 48 MP.
Apesar destas funcionalidades mais limitadas, algumas características poderão melhorar. Prevê-se uma câmara frontal de 24 megapixels, o dobro da resolução atual, e uma taxa de atualização do ecrã de 120Hz, semelhante à do iPhone 16 Pro. Os rumores também sugerem 8GB de RAM, o processador A19 da Apple e um modem 5G desenvolvido internamente, marcando um afastamento da dependência da Qualcomm.
iPhone 17 Air: rumores sobre o preço
Não se sabe ao certo qual será o preço do potencial iPhone 17 Air, mas os preços anteriores e os atuais podem servir de referência. Na loja online da Apple, o iPhone 16 começa nos 989 €, enquanto o iPhone 16 Plus começa nos 1139 € para a versão de 128 GB. Como alguns rumores sugerem que o iPhone 17 Air poderá substituir o modelo Plus, não seria descabido que tivesse um preço semelhante ao do iPhone 16 Plus.
Conclusão
À semelhança dos anos anteriores, é expectável que o iPhone 17 Air seja apresentado junto com os outros modelos em setembro de 2025. Se analisarmos o cronograma dos lançamentos anteriores, é provável que sejam anunciados no início do mês, mas ainda não há uma data específica. Caso os rumores se confirmem, o iPhone 17 Air promete ser uma aposta arrojada da Apple, com foco num design simplista e minimalista. Mas será que vale a pena sacrificar funcionalidades em prol da estética?
O iFeed não te deixa perder nenhuma novidade da Apple:
Deixa o teu comentário