iPhone sem botões físicos? Apple pode não ter desistido da ideia

iPhone sem botões físicos? Apple pode não ter desistido da ideia

Apesar de terem ficado de fora dos iPhones 15 Pro e 16 Pro, os botões solid-state (com tecnologia háptica) parecem continuar na agenda da Apple. De acordo com um rumor avançado pelo leaker Instant Digital, a empresa de Cupertino não pretende abandonar esta ideia e estará a trabalhar ativamente para ultrapassar os obstáculos encontrados durante a sua implementação.

Os novos botões, que substituem os tradicionais mecanismos físicos presentes em qualquer smartphone, prometem revolucionar a forma como interagimos com o iPhone. A ausência de botões mecânicos permitirá não só melhorar a durabilidade do aparelho e a sua resistência à água e ao pó, mas também introduzir novas funcionalidades, como respostas que variam consoante a pressão exercida.

Para concretizar esta ideia, a Apple estará a tentar ultrapassar vários desafios. Um deles diz respeito aos toques acidentais, que podem ocorrer quando o utilizador pressiona inadvertidamente nos botões. Além disso, a tecnológica procura aperfeiçoar o feedback tátil, essencial para que a sensação de tocar num botão deste tipo seja o mais semelhante possível à experiência total.

Curiosamente, os atrasos com a implementação desta tecnologia não estarão relacionados com os custos de produção, mas sim com a exigência da marca em garantir um desempenho irrepreensível. A Apple sabe que uma falha neste tipo de inovação poderia resultar em críticas devastadoras — e até consequências legais — algo que pretende evitar a todo o custo.

Enquanto os botões laterais, como os de energia e controlo de volume, continuam a ser mecânicos, a Apple poderá estar a testar discretamente a tecnologia em elementos como o botão de ação e o novo botão dedicado ao controlo da câmara. Estes poderão funcionar como uma fase de teste, que não compromete a resposta geral do dispositivo.

Importa referir que ainda não há previsão para o lançamento de um iPhone com estas características, embora os rumores apontem para que isso possa acontecer mais cedo do que esperamos.