iPhone V: um dobrável Apple que teve a ajuda dum Motorola Razr

Eis o primeiro iPhone dobrável real construído a partir de peças dum Motorola Razr e outros iPhones.
Escrito por Samuel Pinto e
2 mins de leitura
iPhone V: um dobrável Apple que teve a ajuda dum Motorola Razr
Publicidade
Publicidade

A proeza foi conseguida por um YouTuber e engenheiro chinês que dá pelo nome de Na Yan, que após mais de 200 dias de trabalho intenso, conseguiu construir um "iPhone Fold" com recurso a peças personalizadas e a uma dobradiça dum Motorola Razr.

Ao construir este iPhone dobrável, objetivo do YouTuber e outros engenheiros envolvidos no projeto, era manter o maior número possível de componentes internos originais possíveis e disponíveis. Um dos critérios obrigatórios, era o ecrã ser o mais maleável possível para que pudesse dobrar facilmente e ao mesmo tempo manter a funcionalidade de toque.

Para se chegar a este resultado final, o processo foi bastante difícil, complicado e requereu dezenas de telas de iPhone, além de um iPhone doador para fornecer uma estrutura, estrutura essa, que foi cortada e reconstruída de forma a dar corpo ao iPhone dobrável propriamente dito. Este é o resultado!

Foram testadas vários tipos de dobradiças como as do Samsung Galaxy Z Flip, mas a opção acabou por recair da dobradiça do Motorola Razr. Obviamente que algumas funcionalidades presentes no iPhone tradicional tiveram que ser sacrificadas de forma a que o equipamento tivesse espaço suficiente para garantir o seu funcionamento. Todos os componentes internos do ‌iPhone‌ X foram removidos e reprojetados para caber dentro da estrutura dobrável do Motorola Razr.

Foi construída uma bateria personalizada de apenas 1000 mAh de capacidade, um altifalante também foi removido, e por fim, todos os componentes de carregamento sem fio MagSafe também foram descartados. Algumas peças específicas tiveram que ser impressas em 3D. A placa lógica do iPhone dobrável ficou acoplada na parte inferior, enquanto que a bateria e outros componentes ficaram embutidos na parte superior do dispositivo.

É digno de nota que tanto o toque, como o iOS, funcionam bem como o esperado. Todavia, como o objetivo do projeto era introduzir um interface dobrável e friendly-user, os engenheiros recorreram a um software personalizado, via jailbreak, para que o iOS reconhecesse que era uma tela dobrável.

Este modelo é considerado um protótipo pelos designers e a ideia dos engenheiros responsáveis por este projeto, é aperfeiçoá-lo ao longo do tempo. Portanto, é espectável que outras versões melhoradas sejam dadas a conhecer daqui por uns tempos. Poderás ver na íntegra todo o processo de construção deste iPhone dobrável no vídeo abaixo.

E tu, o que achas deste projeto? Gostarias de ter um iPhone dobrável projetado pela Apple? Fica atento às novidades do universo Apple aqui no iFeed.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo