A Aptoide tinha um sonho, que acaba de se tornar realidade com a sua chegada ao iPhone.
Conhecida como uma popular alternativa à Google Play Store para Android, a Aptoide – loja portuguesa de jogos e aplicações móveis – lançou hoje a sua loja alternativa para iOS. No entanto, apenas na União Europeia, como parte da Lei dos Mercados Digitais.
Apptoide - Uma alternativa nacional à App Store
A partir de hoje, e para já exclusiva a alguns utilizadores, a Aptoide chegará a mais de 20 000 utilizadores de iPhone, podendo ser usada por muitos mais no futuro, à medida que estes recebam um convite para tal. Ainda que possa parecer um pouco contraproducente, o lançamento por convite foi uma escolha da empresa portuguesa na procura de uma distribuição controlada e que visa obter feedback inicial por parte dos utilizadores, para depois distribuir a sua store em massa.
Neste lançamento, a loja Aptoide contará com sete jogos, incluindo os populares Solitário, Pictionary e Mahjong. Todavia, a empresa pretende expandir as suas ofertas brevemente, afirmando que mais de uma centena de programadores para iOS e restantes sistemas operativos da Apple já demonstrou interesse na integração das suas aplicações na loja.
Para já, os utilizadores Apple terão apenas disponíveis jogos, com novos títulos a serem adicionados semanalmente. Paulo Trezentos, CEO da Aptoide, mencionou ao The Verge que há planos para alargar a gama de conteúdos e serviços no futuro. Contudo, para já, o foco será o conteúdo gaming mais propriamente dito, em vez de aplicações na medida em que é aí que vê uma grande oportunidade para se enquadrar no universo Apple.
Assim, sem sombra de dúvida que a normativa europeia veio alterar o paradigma em torno da loja de aplicações única e exclusiva dos dispositivos Apple. Para já, o foco de lojas de empresas alternativas – como é o caso da Aptoide – visa em grande medida a categoria de jogos.
Mesmo assim, nada impedirá que, no futuro, de uma loja alternativa dedicada à disponibilização de jogos para iPhone e iPad, por exemplo, não possam surgir aplicações. Outra questão que ficará pendente para futuro e que poucos parecem querer visar para já é a presença de Fortnite da Epic Games em lojas como a Aptoide.
Será desta que um dos jogos mais populares em todo o mundo poderá regressar ao iOS? Se sim, para já, apenas na União Europeia.
Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:
Deixa o teu comentário