Mac mini - Muito mais pequeno, ainda mais potente
A Apple apresentou um Mac mini redesenhado, há muito aguardado. Este traz os novos processadores M4 e M4 Pro, desenvolvidos especificamente para proporcionar um desempenho notável num tamanho mais compacto, com apenas 12,7cm de comprimento e largura.
O modelo M4 oferece até 1,8 vezes mais desempenho de CPU e 2,2 vezes mais desempenho de GPU do que o primeiro chip M. O modelo com M4 Pro, preparado para tarefas ainda mais exigentes, expande as capacidades do M4 com tecnologia avançada e inclui Thunderbolt 5 para transferências de dados mais rápidas. O novo Mac mini também integra a Apple Intelligence, e está disponível por um preço a partir de 729€. Já está disponível para reserva, com a venda a iniciar-se a 8 de novembro.
Talvez o computador mais pequeno e potente do mercado!
O novo Mac mini ocupa menos espaço, com uma pegada reduzida para metade em relação ao design anterior. Esta construção compacta é possível graças à eficiência dos processadores Apple, e a uma arquitetura térmica inovadora que direciona o fluxo de ar por todo o sistema, expulsando o calor através da base.
Comparado com o desktop mais vendido na sua gama de preços, o Mac mini é até seis vezes mais rápido, tendo apenas um vigésimo do seu tamanho. A Apple lançou este equipamento a pensar numa variedade de utilizadores, desde estudantes a pequenos empresários, oferecendo desempenho potente em tarefas de criação e produtividade, com uma CPU de 10 núcleos, GPU de 10 núcleos e 16GB de memória unificada.
Para quem procura capacidades de nível profissional, o M4 Pro oferece velocidade em processamento com a sua arquitetura de 14 núcleos — 10 núcleos de desempenho e quatro núcleos de eficiência — e um GPU melhorado de 20 núcleos, que traz ray tracing acelerado por hardware. Com 64GB de memória unificada e 273GB/s de largura de banda, o M4 Pro destaca-se em tarefas intensivas de AI e de processamento de dados. O Thunderbolt 5 no M4 Pro permite velocidades de dados de até 120Gb/s, duplicando a capacidade do Thunderbolt 4.
Por outro lado, o novo Mac mini dispõe de uma ampla variedade de portas para qualquer configuração. As portas frontais incluem duas USB-C e uma saída de áudio para auscultadores. Na parte de trás, o modelo M4 inclui três portas Thunderbolt 4, enquanto o M4 Pro oferece portas Thunderbolt 5. O modelo M4 suporta até dois monitores 6K e um 5K, enquanto o M4 Pro pode ligar até três monitores 6K a 60Hz.
Mais tudo, com direito a Apple Intelligence!
A Apple Intelligence redefine a experiência do Mac com uma inteligência pessoal que melhora o trabalho, a comunicação e a criatividade.
Disponível no macOS Sequoia 15.1, esta funcionalidade incorpora modelos que ajudam os utilizadores a melhorar textos ao reescrever e resumir, enquanto a Siri atualizada permite uma combinação harmoniosa de interações faladas e escritas. Por outro lado, em dezembro, o ChatGPT será integrado na Siri e nas Writing Tools, oferecendo especialização sem que os utilizadores precisem de alternar entre ferramentas. A Apple Intelligence mantém fortes medidas de privacidade, utilizando processamento no dispositivo e computação em nuvem segura para tarefas complexas, com a opção de usar o ChatGPT sem conta.
Finalmente, o macOS Sequoia traz funcionalidades entusiasmantes, como o iPhone Mirroring, que permite a interação sem fios com aplicações e notificações do iPhone a partir do Mac. É, de acordo com a Apple, o complemento perfeito para o novo produto, tão compacto e discreto, cujo tamanho não ilustra a performance do mesmo.
O iFeed não te deixa perder nenhuma novidade da Apple: