• Home
  • Reviews
  • MacBook Air 15 polegadas (Review) - O equilíbrio perfeito entre tamanho, portabilidade e desempenho
MacBook Air 15 polegadas (Review) - O equilíbrio perfeito entre tamanho, portabilidade e desempenho
Redação

MacBook Air 15 polegadas (Review) - O equilíbrio perfeito entre tamanho, portabilidade e desempenho

O MacBook Air de 15 polegadas é uma adição muito aguardada à icónica linha de portáteis da Apple, oferecendo uma combinação perfeita entre um tamanho maior de ecrã, portabilidade e desempenho. Com o seu design super fino, ecrã expansivo e poderoso hardware, este computador portátil é uma escolha bastante atraente para a maioria dos utilizadores que procuram uma experiência completa e versátil.

Naturalmente que se quiseres saber mais sobre o seu irmão mais novo, o MacBook Air M2 13 polegadas, deves visitar esta página do iFeed. Este texto vai apenas concentrar-se no modelo de 15 polegadas, apresentado no ínicio do mês.

Design

Assim como o seu irmão mais compacto, o MacBook Air 15 polegadas possui um design elegante e minimalista que se destaca pela sua qualidade de construção. Com o seu chassis em alumínio sólido, o portátil é muito leve e fácil de transportar (com um peso de 1,51 kg e 1,15cm de espessura), ao contrário da grande maioria da sua concorrência com o mesmo tamanho. Ou seja, ainda que o seu tamanho maior faça com que seja díficil acreditar que é um computador incrívelmente portátil, passo a redundância, acredita que quem ambiciona fazer uso dele fora de casa com frequência, não vai ficar desapontado, nem com arrependimento de não ter escolhido o modelo mais compacto.

Desempenho e autonomia

O MacBook Air de 15 polegadas é alimentado pelo ainda muito capaz processador M2 da Apple, que oferece um desempenho notável. A combinação de CPU de 8 núcleos, GPU de 10 núcleos e Neural Engine permitem uma multitarefa fluída, execução suave de aplicações exigentes e desempenho gráfico impressionante.

Além disso, o portátil possui suporte a upgrade de até 24GB de memória unificada e armazenamento rápido em SSD até 2TB, garantindo tempos de carregamento rápidos e capacidade de resposta ágil na grande maioria das tarefas. Apesar de tanto se falar que o modelo base (de 256GB de armazenamento) padece apenas com um chip de SSD mais lento, eu nunca notei em momento algum, ao longo desta mais de uma semana de uso, qualquer lentidão no computador no que respeita à transferência de dados e muito menos no que respeita a multitarefas, pelo simples facto de apenas chegar com 8GB de memória unificada de base.

Porém, nenhum computador é imune ao tempo e creio que talvez o ideal aqui, se pretendes usar este MacBook Air como teu computador pessoal para vários anos, seja escolheres o modelo com 16GB de memória unificada e 512GB de armazenamento. Sai mais caro? Sai, é um facto. Mas que te garante longevidade com esta máquina, isso é outro facto importante, uma vez que neste novo sistema da Apple não há qualquer possiblidade de upgrade na máquina. A tendência são os softwares serem mais e mais exigentes, seja a nível da memória unificada ou até do armazenamento no geral, o melhor aqui é mesmo optar por estes dois upgrades que mencionei.

Ademais e no que respeita à sua autonomia, não julgues que por teres um maior tamanho de ecrã e corpo no geral vais ganhar na autonomia também. A bateria, apesar de garantir longa duração, continua a garantir os mesmos resultados em volta das 18 horas de uso do modelo compacto (13"). Ainda assim, o MacBook Air 15 polegadas, é, sem dúvida, um companheiro confiável para utilizadores que vão precisar de fazer uso dele durante várias horas seguidas fora de casa.

Recursos adicionais do MacBook Air 15 polegadas vs 13 polegadas

O MacBook Air de 15 polegadas não se distingue em muitas coisas do MacBook Air 13 polegadas (2022). Diria que o seu tamanho maior é a diferença mais óbvia. O seu novo ecrã Retina de 15 polegadas oferece cores vibrantes e detalhes nítidos, proporcionando uma experiência visual imersiva quer seja para trabalho ou entretenimento.

Mas temos mais novidades, aquela que a par do ecrã a Apple fez questão de destacar na apresentação: o novo sistema de 6 colunas do computador. Este novo sistema de som do MacBook Air 15 polegadas contribui para uma experiência sonora não só significativamente superior como mais imersiva de entretenimento com o portátil. Algo que não apreciei tanto no modelo de 13 polegadas de 2022, que apresentava um sistema de som mais fraco com apenas 2 colunas.

A nível do trackpad, a Apple também fez por esticar a área útil para interação e muito bem, temos mais espaço para manusear a interface de software do portátil.

O teclado também ficou ligeiramente mais confortável de usar devido ao milímetro a mais de tamanho e espaço que as teclas ganharam entre si.

Conclusão

Vou ser repetitivo mas esta é mesmo a melhor forma de resumir tudo aquilo que é este MacBook Air 15 polegadas: É impressionante! A Apple fez magia, ao criar um portátil grande, poderoso mas ao mesmo tempo elegante, diria que será "amor à primeira vista" principalmente para os estudantes que tanto prezam estas características nos portáteis. Se estavas à procura de frescura no MacBook Air, aqui está a lufada de ar fresco que tanto ansiavas.

Redação profile image Redação
Publicado a
Reviews