MacBook Air M2 ainda vale a pena em 2025?

MacBook Air M2 ainda vale a pena em 2025?

3 minutos de leitura

Se estás a pensar em comprar um portátil da Apple este ano, muito provavelmente poderás estar a ponderar entre um MacBook Air com processador M2 ou com o M3.  

A verdade é que, com dois modelos do MacBook Air no mercado é normal teres dúvidas. Principalmente se analisares que, para o modelo de 13 polegadas, a diferença de preço entre uma versão e outra é apenas de 100€.

an apple laptop sitting on a wooden table

Lançado em junho de 2022, o MacBook Air com M2 trouxe um design renovado, mais fino e leve. Do mesmo modo, o ecrã Liquid Retina de 13,6 polegadas, com margens mais finas e brilho elevado, impressionante no momento do lançamento, não deixou de o ser com o passar do tempo. 

No dia a dia, tal como nos aspetos referenciados acima, não notarás grande diferença entre os dois modelos, sem dúvida. Para além disso, ainda que faça parte de uma geração anterior, o M2 é extremamente eficiente – ligeiramente menos que o M3, mas no uso diário muito dificilmente conseguirás notá-lo. 

Com efeito, oferece desempenho suficiente para tarefas do dia a dia, como navegar na web, edição de documentos e até edição de fotos e vídeos em 4K. Tudo isto sem ventoinha, garantindo um funcionamento silencioso. Perfeito? Quase! 

A cereja no topo do bolo, não só no modelo com M2, mas também no mais atual, é que a sua bateria dura facilmente um dia inteiro, o que é perfeito para quem está sempre em movimento. 

Portanto, então porquê a indecisão com o M3? Ora, o modelo mais recente oferece melhorias em desempenho e eficiência energética, graças à tecnologia de 3nm – sendo que no M2 é de 5 nanómetros. Este é ainda mais rápido, especialmente em tarefas exigentes como edição de vídeo ou trabalho gráfico complexo. Contudo, uma vez mais, as diferenças no uso diário não são tão significativas.

an apple laptop sitting on a wooden table

MacBook Air M2 - Ainda vale a pena em 2025? 

A resposta depende do que precisas. Se o teu foco é ter uma máquina confiável, leve, potente e com boa autonomia para o dia a dia, o MacBook Air M2 continua a ser uma excelente escolha em 2025. É especialmente indicado para estudantes, profissionais que trabalham remotamente e utilizadores em geral que não precisam do último grito em desempenho. 

Por outro lado, se trabalhas com tarefas intensivas que exigem o máximo poder de processamento ou queres estar preparado para os próximos anos com a mais recente tecnologia, talvez valha a pena considerar o M3. 

No final de contas, o que precisas saber é que nem o M2, nem o M3, são os mais recentes e poderosos processadores em equipamentos Apple – papel detido agora pelo M4. E a verdade é que o desempenho oferecido por todos eles é tão bom, que dificilmente notarás diferença entre um ou outro. 

Se a diferença de preço, mais elevado com o M3, te fizer sentir que estás a salvaguardar a longevidade do teu equipamento, então o portátil com M3 poderá ser a melhor escolha. Caso contrário, o M2 será mais do que suficiente para tudo aquilo que precisas. 

Em resumo, o MacBook Air M2 ainda vale a pena em 2025, especialmente pelo seu equilíbrio entre preço, desempenho e design.

Ajuda o iFeed a crescer partilhando este artigo nas redes sociais!
O link foi copiado!

Deixa o teu comentário

Também vais gostar deste conteúdo...
Diogo Alvo / / 1 minuto de leitura

Próximo iPad Air com o processador M4?

André Fonseca / / 2 minutos de leitura

iPhone 11 ainda vale a pena em 2025?

Pedro Henrique Carvalho / / 3 minutos de leitura

MacBook Air M2 ainda vale a pena em 2025?

Pedro Henrique Carvalho / / 3 minutos de leitura

iOS 19 - Tudo o que já se sabe sobre o próximo software para iPhone