MacBook Air M3: as primeiras reviews já chegaram!
A chegada dos novos modelos do MacBook Air com o chip M3 está agendada para esta sexta-feira. No entanto, antes do lançamento oficial, alguns meios de comunicação e canais do YouTube já disponibilizaram análises e vídeos de unboxing ao mais recente portátil da Apple.
As principais novidades introduzidas nos modelos do MacBook Air incluem o chip M3, claro está, suporte para Wi-Fi 6E, suporte para dois ecrãs externos e uma vedação de anodização que reduz as impressões digitais no acabamento meia-noite.
Desempenho do chip M3
De acordo com resultados preliminares de benchmarks, o chip M3 é até 20% mais rápido do que o chip M2 nos modelos anteriores do MacBook Air, em termos de desempenho do CPU.
Estes resultados são consistentes com o MacBook Pro M3 de 14 polegadas. Com o chip M3, o MacBook Air ganhou ainda suporte para ray tracing acelerado por hardware para uma renderização de gráficos de jogos melhorada, juntamente com a descodificação de vídeo AV1.
Suporte para dois monitores externos
Enquanto os modelos anteriores de MacBook Air com Apple Silicon suportavam oficialmente apenas um ecrã externo, os novos modelos suportam dois ecrãs externos. No entanto, um segundo ecrã só pode ser utilizado quando a tampa do MacBook Air está fechada. Quando a tampa está aberta, os novos modelos suportam um ecrã externo com resolução até 6K a 60Hz. Quando a tampa está fechada, um segundo ecrã com resolução até 5K a 60Hz pode ser conectado.
Joshua Goldman, da CNET:
Com os MacBooks Air M3, podes ligar dois ecrãs externos diretamente às entradas Thunderbolt USB-C, que também irão alimentar o MacBook. No entanto, fazer isto vem com o custo do próprio ecrã do MacBook Air; a tampa deve estar fechada para usares ambos os monitores externos. À primeira vista, não parece ser um grande problema, a menos que utilizes habitualmente o teclado e o trackpad portátil enquanto trabalhas num ecrã externo. Para mim, o problema maior é a perda do Touch ID no teclado do Air. Podes abrir e fechar a tampa para usar o Touch ID, mas eu uso tanto o meu durante o dia que ficaria rapidamente obsoleto. A melhor opção é adquirires o Magic Keyboard da Apple com Touch ID e, já agora, um Magic Trackpad ou Mouse para completares o pacote.
Vedação de anodização para a cor meia-noite
Assim como o MacBook Pro preto sideral, o MacBook Air meia-noite agora apresenta um "selo de anodização para reduzir as impressões digitais," de acordo com a Apple. Até ao momento, está claro que a anodização bloqueia a maioria das impressões digitais, e o M3 parece melhor do que um M2 na mesma cor.
Jacob Krol, do TheStreet:
Até agora, é claro que a anodização bloqueia a maioria das impressões digitais, e o M3 parece melhor do que um M2 na cor Midnight. No entanto, na cor Midnight, é mais difícil de bloquear todas, pois ainda vejo algumas, especificamente nas partes superior e inferior dos Macs de 15 polegadas. Dito isto, no interior, ao redor do teclado e no trackpad, faz um trabalho realmente bom.
No geral, as reviews dos novos portáteis são positivas e o MacBook Air M3 trata-se, numa análise geral, de um aprimoramento da versão anterior, mantendo os pontos positivos e melhorando os negativos.
Deixamos-te alguns vídeos de unboxings do mais recente MacBook Air, para que possas testemunhar as primeiras impressões.
Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed: