MacBook Pro de 13", 14" e 16": o comparativo

As diferenças são várias, e tu vais querer conhece-las a todas antes de escolher o teu próximo portátil!
3 mins de leitura
MacBook Pro de 13", 14" e 16": o comparativo
Photo by dlxmedia.hu / Unsplash
Publicidade
Publicidade

Com a chegada do novo modelo base do MacBook Pro, que foi hiper-vitaminado com o também novo processador M2, aqui estamos no iFeed para vos trazer o mais detalhado comparativo da gama, esclarecendo as dúvidas que possas ter na distinção entre o modelo base dos de topo.

A Apple disponibiliza atualmente três modelos do MacBook Pro, um modelo de 13 polegadas com o mais recente chip M2, e dois modelos de 14 e 16 polegadas com os todo poderosos M1 Pro e M1 Max.

Fonte: Apple
Fonte: Apple

Vamos começar por comparar o Hardware no geral, tomando especial atenção às dimensões das máquinas, os seus ecrãs, processadores, memória RAM, armazenamento, e mais:

Hardware (Geral)

Conectividade

Regresso ao passado? Nesta secção demonstra-se de modo evidente o tropeção da Apple nos modelos de 2016 até 2019. Sem MagSafe, entradas HDMI e SDXC. Felizmente que estas ausências foram colmatadas nos modelos de topo com 14 e 16 polegadas.

Este regresso ao passado assegura sem dúvida alguma um futuro melhor para o utilizador.

Autonomia

Bem-vinda de volta, saudosa MagSafe! E com ela, um brutal carregador de 140W no modelo mais extremo dos MacBook Pro de 2021. Se a autonomia de utilização já é muito boa nos modelos de 13 ou 14 polegadas, no de 16" é extraordinária!

Mas há um pequeno detalhe: é que os MacBook Pro de topo permitem carregamento rápido, quase reduzindo um eventual problema na autonomia a uma pequenina pedra no sapato.

Preços

A qualidade paga-se, não é? Bem, e o cenário é o que se vê... dói mesmo na carteira. Mas quando as coisas são de extrema qualidade, tendem a durar por muitos e muitos anos, evitando upgrades forçados quando tudo fica tão lento ao ponto de desistir.

Conclusão

Poderia alargar muito este comparativo, entrando em detalhes em todas as categorias acima. Mas isso tornar-se-ia confuso e enfadonho. O básico está aqui e acho que é perceptível as diferenças entre os modelos do MacBook Pro.

Mudar para os M1 Pro e Max? Mudar para o M2? Isso já vai depender das tuas necessidades a nível do desempenho da CPU e GPU. Mas se procuras uma máquina para trabalhos não muito agressivos de edição de vídeo ou fotografia o modelo base servir-te-á extraordinariamente bem. Se já quiseres puxar pela máquina os modelos mais avançados são a opção, porque apesar da numeração ser inferior (M1 Pro / M1 Max) os processadores são ainda mais potentes que o recém-lançado (M2).

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo