A Apple apresentou os novos MacBook Pro com processadores M4, M4 Pro e M4 Max. No entanto, considerando que o modelo de base do novo MacBook Pro, de 14 polegadas, com o processador M4, está disponível por 1949€, quais as verdadeiras diferenças entre este e o antecessor?
A verdade é que, excluindo alguns aspetos e detalhes que te poderão ter escapado, por tão simples que são, talvez não haja mesmo grandes alterações.
O que fica como estava?
Ora, em primeiro lugar, o tamanho do ecrã dos modelos novos (e antigos) é o mesmo. 14,2 polegadas no mais pequeno, 16,2 no modelo maior. Até aqui, não há nada a assinalar. O Touch ID continua presente, bem como opções de memória interna que ascendem até aos 2TB de armazenamento, começando nos 512GB.
Do mesmo modo, no que concerne ao tamanho dos equipamentos e ao seu peso, também não há novidades a assinalar. E o mesmo se aplica ao suporte à Apple Intelligence. Isto é, ainda que os novos modelos tenham sido criados a pensar na Apple Intelligence, de acordo com a empresa norte-americana, a verdade é que os MacBook Pro com M3 também podem correr a AI da Apple. E não terão qualquer problema em fazê-lo.
Assim, como poderás ver, seja pela forma como manténs o teu Mac seguro, pela sua ergonomia ou pela possibilidade de contares com o AI da Apple, não há grandes diferenças entre o modelo anterior e o deste ano.
O mesmo não se pode dizer dos seguintes aspetos...
Comecemos pela autonomia. O novo modelo com M4, M4 Pro ou M4 Max conseguiu ultrapassar o anterior (respetivo), tendo agora uma autonomia de até 24 horas, o que parece inacreditável. A Apple superou-se a si mesma e introduziu no mercado um portátil verdadeiramente Pro que, teoricamente, não te deixará na mão nos momentos mais importantes.
Por outro lado, todos os novos modelos têm agora uma câmara frontal aprimorada, de 12MP Center Stage compatível com o Desk View. Esta promete captar imagens claras com qualquer luz ambiente.
Todavia, ainda que o ecrã Liquid Retina XDR se mantenha como dantes, a verdade é que este apresenta agora uma luminosidade SDR até 1000 nits (exterior), quando anteriormente só ia até aos 600 nits. E, como não poderia deixar de ser, também os novos modelos contam com a opção do ecrã nanotextura, algo que não era passível de ser encontrado até então.
Finalmente, há uma diferença ténue, mas relevante, dentro dos próprios M4 e mesmo quando comparado aos M3. Os MacBook Pro com M4 Pr e M4 Max incluem portas Thunderbolt 5, com velocidades de transferência de dados até 120 Gb/s, em vez das trÊs portas habituais, Thunderbolt 4, do M4 (normal) e modelos M3.
Será este o momento ideal para o upgrade?
A Apple enfatiza que sim. Principalmente se tiveres um MacBook de 13 polegadas com processador Intel, pois este novo modelo promete ser até 9,8 vezes mais rápido, ou até 7,8 vezes caso o teu equipamento Intel tenha 15 ou 16 polegadas.
Já se detiveres um MacBook Pro com M1, de 13 polegadas, poderás contar com aumentos de performance até 3,4 vezes mais veloz. Contudo, se tens um modelo M2 ou M3, talvez não seja o momento mais oportuno para optares por um destes.
O iFeed não te deixa perder nenhuma novidade da Apple: