MacBook Pro - Novos portáteis são ainda mais rápidos com o M4 Pro e M4 Max

MacBook Pro - Novos portáteis são ainda mais rápidos com o M4 Pro e M4 Max

3 minutos de leitura

A terminar a leva de anúncios Mac desta semana, a Apple acaba de apresentar os novos MacBook Pro, agora equipados com a série de processadores M4 — M4, M4 Pro e M4 Max. Prometem, por isso, oferecer um desempenho sem precedentes e capacidades aprimoradas com a Apple Intelligence.

Disponíveis em preto sideral e prateado, com um preço a partir de 1949€ para o modelo de 14 polegadas e de 2999€ para o modelo de 16 polegadas. O lançamento está previsto para dia 8 de novembro.

Desenvolvida com tecnologia avançada de 3 nanómetros, a família M4 representa a gama de processadores mais sofisticada da Apple. Esta série destaca-se pelo excecional desempenho de CPU em tarefas single core, performance de GPU melhorada e maior largura de banda de memória, permitindo o processamento fluido de modelos de linguagem de grande escala e tarefas complexas. Com um Neural Engine três vezes mais rápido que o M1 e um acelerador de aprendizagem automática, estes processadores prometem um impulso significativo para aplicações de AI, mantendo uma eficiência energética líder na indústria. 

O MacBook Pro de 14 polegadas com M4 é ideal para empreendedores, estudantes e criadores, oferecendo uma CPU de 10 núcleos e GPU de 10 núcleos, com 16GB de memória unificada e até 120GB/s de largura de banda de memória.

Por outro lado, é até 1,8 vezes mais rápido do que o modelo de 13 polegadas com M1, permitindo executar tarefas complexas como edição de fotos e renderização 3D. O modelo M4 suporta dois monitores externos de alta resolução e inclui três portas Thunderbolt 4 para uma conectividade extensa.

Já no caso do M4 Pro, apresenta uma potente CPU de 14 núcleos e GPU de 20 núcleos, oferecendo um aumento de 75% na largura de banda de memória em relação aos modelos anteriores. Esta configuração acelera fluxos de trabalho para tarefas complexas, como modelagem de dados e engenharia, até três vezes mais rápido em comparação com o modelo M1 Pro. 

A versão M4 Max foi projetada para utilizadores avançados, como cientistas de dados e artistas 3D, apresentando até uma CPU de 16 núcleos, GPU de 40 núcleos e 128GB de memória unificada. Nem parece verdade. Permite ainda o processamento intenso em áreas como efeitos visuais e edição de vídeo em alta resolução. É capaz de suportar modelos de AI com até 200 mil milhões de parâmetros e inclui motores de aprimorados para trabalhos em vídeo.

Os modelos mais recentes do MacBook Pro – com M4 Pro e M4 Max – apresentam portas Thunderbolt 5, oferecendo velocidades de até 120 Gb/s, HDMI com suporte para 8K , Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.3 atualizados. A opção de ecrã com nano-textura melhora a visibilidade no exterior, enquanto a nova câmara Center Stage de 12MP melhora as videochamadas, mantendo os utilizadores centralizados no enquadramento e oferecendo Desk View para uma experiência imersiva.

A correr o macOS Sequoia, o novo MacBook Pro integra-se profundamente com a Apple Intelligence, permitindo ferramentas refinadas de produtividade e comunicação, como a nova funcionalidade de Siri falada e escrita, bem como recursos avançados de AI.

A Apple Intelligence adicionará melhorias como Ferramentas de Escrita, Image Playground e Genmoji em dezembro, juntamente com a integração do ChatGPT no Siri, permitindo um acesso contínuo à assistência baseada em AI em todo o sistema.

Além disso, o iPhone Mirroring, as melhorias no Safari e os recursos imersivos de jogos tornam o macOS Sequoia uma atualização abrangente do sistema, trazendo melhor organização de janelas, gestão de senhas e fundos de videochamada para a experiência com o MacBook Pro. 

Estas e muitas outras novidades fazem dos MacBook Pro M4 excelentes computadores. Mas será o suficiente para cativar utilizadores face ao seu elevado preço?

O iFeed não te deixa perder nenhuma novidade da Apple:

Ajuda o iFeed a crescer partilhando este artigo nas redes sociais!
O link foi copiado!

Deixa o teu comentário

Também vais gostar deste conteúdo...
André Fonseca / / 2 minutos de leitura

Sarah Herrlinger, da Apple, marca presença na Web Summit 2024 com palestra sobre acessibilidade

André Fonseca / / 1 minuto de leitura

Será desta? iPhone 17 com 120Hz nos modelos de entrada

André Fonseca / / 5 minutos de leitura

Review iPad mini (A17 Pro) - O melhor tablet compacto ficou ainda melhor

Pedro Henrique Carvalho / / 3 minutos de leitura

Apple Watch Series 10 vs. Ultra 2 - Semelhanças e diferenças