De acordo com Mark Gurman, da Bloomberg, as pretensões da Apple quanto a tecnologia personalizada incluem a integração de um modem no sistema SoC (system-on-a-chip), que, eventualmente, permitirá a existência de MacBooks com conectividade celular.
MacBooks com ligação celular podem chegar nos próximos anos
Gurman adiantou ainda que a gigante da maçã, alegadamente, tem estado a trabalhar no seu próprio modem desde 2018, a fim de subalternizar o componente da Qualcomm atualmente presente nos iPhones.
A janela de tempo para o lançamento do modem tem mudado várias vezes e, neste momento, espera-se que esteja pronto em 2026. O chip pode mesmo surgir em vários dispositivos da fabricante americana.
A realidade é que a Apple já explorou a possibilidade de desenvolver MacBooks com conectividade celular há largos anos. A gigante de Cupertino já terá até considerado lançar um MacBook Air com 3G, mas, em 2008, Steve Jobs revelou que a empresa decidiu não o fazer dado o espaço que este ocuparia. Um SoC integrado resolveria tal problema.
A mais recente newsletter de Gurman fez ainda referência a outros projetos de chips internos da Apple, incluindo sensores de câmara, baterias, um chip combinado de Wi-Fi e Bluetooth, ecrãs Micro-LED e um sistema não invasivo de monitorização da glucose.
A Apple deverá planear integrar o seu modem em futuros modelos do MacBook e Gurman indica o ano de 2028 (no mínimo) como possível altura de lançamento.
Tudo o que precisas de saber sobre a Apple está aqui no iFeed:
Deixa o teu comentário