O macOS Sequoia trouxe um conjunto bem interessante de funcionalidades mas algumas delas só estão disponíveis nos Macs mais recentes, dotados já dos processadores da própria Apple, M1, M2 ou M3.
Se ainda estás a usar um Mac com processador Intel, a parte boa no meio de toda esta história poderás ter, pelo menos, mais um ano de suporte por parte da empresa de Cupertino.
O macOS Sequoia é compatível com uma parte dos dispositivos que rodam o macOS Sonoma. No entanto, há funcionalidades que não são inteiramente suportadas nas máquinas Intel. Podes ver no artigo abaixo a lista de Macs compatíveis com o novo software:
Apple Intelligence, Transcrição de Áudio e Mirroring do iPhone...
Para começar, há a questão da nova Apple Intelligence. A panóplia de recursos de AI que a Apple fez questão de brandizar como Apple Intelligence só está disponível nos modelos mais recentes. Isto é, com processadores M1 ou superiores. Assim, nenhum device com Intel tem direito a isso, o que é uma pena.
Todavia, se tens um equipamento mais recente, poderás esperar a receção da Apple Intelligence em vários idiomas - incluindo o Português - já no próximo ano. Ainda que não se saiba ao certo quando, chegará mais cedo que o esperado.
Por outro lado, há a questão da Transcrição de Áudio ao Vivo. Trata-se de uma funcionalidade notável do macOS Sequoia, dentro das Notas, mas também limitada aos Macs mais recentes.
É um recurso que permite gravar áudio dentro de uma nota e gerar transcrições ao vivo pesquisáveis. A sua limitação é que, atualmente, apenas é suportada a versão em inglês.
Finalmente, há um outro recurso que, tal como a Apple Intelligence, fará falta aos Macs com processadores Intel – tem que ver com o Mirroring do iPhone. Tal como a Apple demonstrou, permite visualizar e controlar o iPhone usando o teclado e o trackpad do Mac.
Tudo isto sem fios, e com uma fluidez tal que fará com que possas manter o teu iPhone na mochila, carteira ou no sofá enquanto trabalhas ou estudas no teu portátil ou desktop.
Mas lembra-te, infelizmente, também o Mirroring não estará, para já, disponível nos Mac se estiveres num país pertencente à União Europeia como é o caso de Portugal. Também aqui será necessário...aguardar.
Assim, e como não poderia ser de outro modo, a Apple mostra o quão longe está a era em que os seus computadores eram movidos à base de processadores Intel. Sublinha-o mais ainda na medida em que os dispositivos com Intel continuam a receber atualizações, mas não as grandes novidades.
Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:
Deixa o teu comentário