Acaba de chegar o novo macOS! Desta feita, designado Sonoma, outra cidade californiana, que assinala a mais recente tradição da Apple para batizar os sistemas operativos dos seus Mac.
Como sempre, muitas foram as funcionalidades e melhoramentos anunciados, mas há uma “pequena” particularidade: se tens um Mac com processador Intel, vais ter um problema – não poderás usufruir de algumas, já que elas recorrem às capacidades extraordinárias dos poderosíssimos SoC proprietários da marca da maçã. Vamos ver algumas:
Reage com as tuas mãos
Quando estás em videochamada, poderás demonstrar reações, tal como o nome indica, através de gestos simples operados com as tuas mãos. Ao gesticulares, surgirão efeitos de realidade aumentada, designadamente corações, fogo de artifício, e mais . Mas, vá... neste caso, se tiveres um iPhone 12 ou posterior, conseguirás ter acesso esta funcionalidade por via da Câmara de Continuidade, mesmo com um Mac com processador Intel.
Siri
Caiu o “Hey”, e manteve-se apenas “Siri”. Já tardava! Mas, lá está: só para quem possui Macs com SoC Apple e, já agora, no caso dos AirPods, apenas para quem seja detentor do modelo Pro de segunda geração.
Estarás a perguntar-te se é preciso assim tanta coisa para eliminar uma palavrinha de três letras na habitual expressão de chamamento da Siri. Com efeito, é. Torna-se muito mais complexo para o processador captar o sinal corretamente apenas da palavra “Siri” com tantas pronúncias, sotaques e dialetos que existem no mundo.
Por outro lado, com o “Hey” incluído, era muito mais seguro para a máquina acionar a Siri. Sem uma vasta capacidade de processamento, em que seja perceptível a distinção entre a intenção de ativar a Siri e estar simplesmente a falar dela, de repente seria um enorme passo atrás, e os pobres Intel não têm simplesmente esse músculo.
Modo jogo
Este novo modo de jogo aloca automaticamente a grande maioria dos recursos da CPU e da GPU do SoC para o jogo que está a correr no teu Mac. Com este redireccionamento, é claramente percetível a redução da latência no que diz respeito, por exemplo, à utilização de AirPods, comandos, e outros acessórios sem fio. Núcleos, núcleos e mais núcleos a trabalhar em conjunto para conferir a melhor experiência no teu jogo preferido!
Sobreposição de apresentador
Talvez a mais interessante de todas. Quando estás em videochamada a fazer uma apresentação, a tua imagem poderá ser sobreposta em relação aos conteúdos que estás expor, criando uma espécie de efeito "telejornal". No plano de fundo, estás a partilhar um gráfico ou qualquer conteúdo multimédia, que constitui literalmente uma camada à qual te sobrepões. É preciso mesmo muito poder computacional para conseguir este efeito em direto e com qualidade convincente.
Novos e interessantes caminhos com os SoC da Apple
É assim: mudam-se os ventos, mudam-se as vontades. Um bocado à força, é certo. Se quiseres usufruir destas e das extraordinárias funcionalidades que a Apple lançará no futuro, terás mesmo que ter um Mac com o seu SoC proprietário. Mas entende-se. Os bombásticos chips da Apple arrasaram a concorrência, e sem sinais de abrandamento.
Bom, mas também já havia acontecido algo de semelhante quando a Apple fez a transição dos PowerPC para os processadores Intel entre 2005 e 2006. Na altura, muitos foram os benchmark que demonstravam que um sistema operativo Windows corria muito mais rápido naqueles novos Mac em relação a um PC convencional.
De qualquer modo, não será por isso que, caso tenhas um Mac com processador Intel, não possas utilizar o novíssimo macOS Sonoma. Se tiveres um dos Mac desta lista (ver aqui), é só atualizar e experimentar muitas outras novidades que o Sonoma tem para ti!
Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:
Deixa o teu comentário