O iPhone tem várias funcionalidades de segurança incorporadas, pensadas para ajudar na proteção dos utilizadores.
Hoje deixamos-te alguns recursos que vão tornar o teu 2024 mais seguro.
Proteção de Dispositivos Roubados
A Proteção de Dispositivos Roubados mantém os teus dados seguros no caso de alguém roubar o teu iPhone e souber o teu código. No início de 2023, houve relatos de ladrões que espiaram o código de uma vítima antes de lhe roubar o iPhone, ficando com acesso às senhas do iCloud Keychain, contas bancárias e muito mais.
Com a Proteção de Dispositivos Roubados, passa a ser necessária autenticação biométrica para se visualizar palavras-passe no iCloud Keychain, desativar o Modo Perdido, apagar conteúdo e configurações, usar métodos de pagamento guardados no Safari e solicitar ou visualizar um Apple Card. Para se alterar a senha do Apple ID, alterar o código do iPhone, remover o Face ID/Touch ID e desativar o Encontrar, há ainda um período de espera de uma hora (após o qual o iPhone solicita novamente a autenticação biométrica).
Trata-se de um recurso do iOS 17.3, portanto, se ainda não instalaste a recente atualização de software é aconselhável que o faças para que usufruas deste novo recurso.
Check in nas Mensagens
Se fores sair à noite, por exemplo, podes usar o Check In para informar um amigo ou familiar onde estás a ir e quando deves chegar.
Quando saíres de casa, ativa o Check In e este regista o teu progresso: nas Mensagens, vai à conversa com a pessoa que queres notificar, toca no + no canto inferior esquerdo, vai a Mais e seleciona Verificação.
Se parares pelo caminho, as Mensagens vão alertar-te para perceber o que se passa e, se não responderes, informações úteis como o nível da bateria, localização, percurso realizado, localização do último desbloqueio do iPhone e estado da rede serão partilhadas com a pessoa de confiança.
O Check In é uma funcionalidade que garante que alguém está a monitorizar-te à distância e, se estiveres envolvido num acidente, fores abordado contra a tua vontade ou surgir algum problema, este recurso fornece informações detalhadas que podem ser utilizadas para te localizar.
Encontrar
Também podes conceder a um amigo ou familiar de confiança acesso à tua localização através da aplicação Encontrar.
Abre a aplicação, vai a a Pessoas e toca em Começar a partilhar localização. Com o iPhone 15 e o chip de banda ultralarga de segunda geração, o Encontrar pode ser usado para localizares os teus amigos no meio de uma multidão, como num recinto de um concerto, por exemplo. Ainda assim, ambas as pessoas precisam de ter um modelo do iPhone 15.
Ficha Médica
Certifica-te de que a tua informação médica está atualizada na aplicação Saúde.
Toca no teu perfil, no canto superior direito, e vai a Ficha Médica para atualizares a tua informação. É uma forma rápida de alguém ver o teu nome, idade, alergias e contactos de emergência. Além disso, os dados podem ser visualizados mesmo quando o teu iPhone está bloqueado.
Verificação de Segurança
Com a Verificação de Segurança, podes ver com quem estás a partilhar dados e quem pode rastrear-te. Abre as Definições, vai a Privacidade e segurança, desliza para baixo e toca em Verificação de segurança.
Em caso de emergência, podes tocar em Reposição de emergência, mas, se quiseres apenas consultar os deus dados partilhados, toca em Gerir partilha e acesso. Assim, podes verificar quem pode ver a tua localização, quais as aplicações que têm acesso aos teus dados de localização, com quem partilhas os álbuns de fotografias, com quem partilhas notas, todos os dispositivos ligados ao teu Apple ID e muito mais.
Outras funcionalidades importantes
- SOS emergência: se pressionares e mantiveres pressionado o botão lateral e um dos botões de volume do iPhone, podes chamar os serviços de emergência discretamente. Há também a opção de pressionar cinco vezes o botão lateral para fazer a chamada, o que é um método ainda mais fácil. Ajusta as tuas definições de SOS em Definições > SOS emergência;
- SOS emergência no Apple Watch: mantém pressionado o botão lateral até que o controlo deslizante de chamada de emergência apareça e, em seguida, desliza-o para efetuares a chamada;
- Deteção de acidente: a deteção de acidente contacta os serviços de emergência locais caso seja detetada uma colisão. Está ativada por predefinição, mas podes verificar em Definições > SOS emergência > Ligar após acidente grave. No Apple Watch, também está disponível a deteção de queda;
- SOS satélite: numa área remota sem rede, podes utilizar a conectividade por satélite para obter ajuda numa emergência. Este é um recurso disponível nos modelos do iPhone 14 e do iPhone 15, sendo necessário que estejas ao ar livre e tenhas uma linha de visão para o céu, a fim de obteres a melhor conectividade possível;
- Siri: podes pedir diretamente à Siri para ligar para o 112;
- Enviar mensagem ao 112: a app MAI112 está disponível na App Store e permite às pessoas surdas contactar com o 112 através de mensagens ou videochamada com acesso a tradução simultânea através de intérprete de Língua Gestual Portuguesa.
Conheces mais alguma funcionalidade? Diz-nos nos comentários!
Queres mais novidades da Apple? Tens tudo aqui no iFeed:
Deixa o teu comentário