Na hora do sismo, Android foi útil e o iPhone... ficou a dormir
Portugal acordou com um sismo na madrugada de hoje (o relógio marcava as 5:11h), mas apenas algumas pessoas foram notificadas pelo próprio sistema operativo dos seus smartphones. Nenhum utilizador de iPhone.
Em contrapartida, a grande maioria dos utilizadores de Android receberam um alerta de sismo na forma de uma notificação. Esta funcionalidade está integrada nos dispositivos Android, mas, infelizmente, como terás reparado, nós, utilizadores de iPhone, não tivemos acesso à mesma. Não por defeito.
E aqui é que se pode colocar a questão? Porquê? Como é que o iPhone, o equipamento mais popular da Apple, que conta com uma presença relevante no mercado português e com fantásticas capacidades, não permite aos utilizadores receberem um aviso tão importante? Enfim…
Consequentemente, depois de ser tema no fórum oficial da Apple há mais de um ano – onde surgiu a comparação com Android –, não se pode dizer que haja uma grande solução. Quer com isto dizer que há um problema com o teu iPhone? Teoricamente, não. Contudo, a principal resposta mencionava que os iPhones apenas podem mostrar alertas emitidos por entidades governamentais, o que não foi o caso de hoje.
Sismos em Portugal: Como garantir que o teu iPhone te avisará no futuro?
O que podes fazer então para que sejas notificado numa situação futura? Ora, vamos por partes:
- Instalar a aplicação do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera)
- Mantê-la atualizada e com as notificações ativadas
O IPMA notificar-te-á sobre a potencial ocorrência de sismos e outros eventos naturais, bem como eventos meteorológicos adversos, que podem ser importantes para ti. Para além disso, a informação fornecida pela pelo IPMA no que toca a eventos sísmicos baseia-se nos dados gerados pelo sistema de monitorização sísmica do IPMA – com base em centros localizados no Continente e nos Açores.
Queres saber tudo e mais alguma coisa sobre a Apple? Fica pelo iFeed: