• Home
  • Reviews
  • Nanoleaf Essentials Matter E27 review: lâmpadas inteligentes
Lâmpadas inteligentes Nanoleaf Essentials Matter E27
Samuel Pinto

Nanoleaf Essentials Matter E27 review: lâmpadas inteligentes

Com o advento das casas inteligentes, a procura por acessórios para equipar o lar tem crescido exponencialmente e as lâmpadas inteligentes Nanoleaf Essentials Matter E27 são daqueles acessórios essenciais para a luminosidade da tua casa.

O portfólio de iluminação inteligente Essentials Matter da Nanoleaf, entrega aos seus utilizadores um leque de produtos bem apelativos, interessantes, que convergem na direção certa para uma melhor integração com a casa inteligente e mais importante de tudo, a um preço acessível.

Além disso, a iluminação Essentials da Nanoleaf não é de difícil configuração e como usa o protocolo Matter e funciona na rede mesh Thread, ela é compatível com várias plataformas de casa inteligente.

Visão geral das Nanoleaf Essentials Matter E27

A Nanoleaf é uma das primeiras marcas de casa inteligente a introduzir a compatibilidade Matter nos seus produtos, e a sua 2ª geração de lâmpadas inteligentes Essentials, foi das primeiras a receber suporte.

Ao receber esse upgrade, a nova lâmpada inteligente da Nanoleaf é uma excelente opção a longo prazo, tendo em conta que está mais preparada para futuras e novas configurações de casa inteligente, independentemente das plataformas usadas.

O Matter é um protocolo de conectividade que permite que dispositivos de diferentes marcas interajam entre si. Na prática, isto significa que qualquer dispositivo inteligente com suporte a esse protocolo, pode ser controlado por um hub de qualquer outra plataforma de casa inteligente como o Apple HomeKit, Google Home, Samsung SmartThings ou Amazon Alexa.

Lâmpadas inteligentes Nanoleaf Essentials Matter E27

Porém, há uma nota importante que os utilizadores do Apple Home têm que reter relativamente a estas lâmpadas inteligentes em particular. Em primeiro lugar, estas lâmpadas não foram certificadas para funcionarem com o HomeKit. Apesar disso, elas funcionam na aplicação Casa por intermédio do protocolo Matter, mas há funcionalidades específicas oferecidas pela Apple que não funcionarão, como por exemplo, a iluminação adaptativa.

Em segundo lugar, para poderes adicionar estas lâmpadas inteligentes ou qualquer outro acessório com protocolo Matter à aplicação Casa da Apple, terás que ter um Thread border router dedicado ou então um HomePod mini, HomePod de 2ª geração, ou então uma Apple TV 4K de 2ª e 3.ª geração com Wi-Fi + Ethernet.

Por fim, é verdade que a Nanoleaf disponibiliza uma aplicação dedicada para controlares todos os produtos da marca, contudo, as funcionalidades são mais limitadas quando comparadas com outras plataformas de casa inteligente. Por outro lado, é através da aplicação dedicada Nanoleaf que podes ir atualizando a firmware, assim que conectes as lâmpadas à app.

Especificações técnicas

Lâmpada inteligente Nanoleaf Essentials Matter E27
Dimensões 6.1 cm largura x 11.1 cm altura
Diâmetro 6 cm
Base de montagem E27
Brilho médio 806 lúmens
Brilho máximo 1100 lúmens
Potência 8,5W
Canal de cores RGBCW
Tipo de conecção Matter, Thread, Bluetooth
Vida útil 25 mil horas

Design das Nanoleaf Essentials Matter E27

As lâmpadas inteligentes Matter Essentials E27 mantêm o mesmo design exclusivo da versão original, embora haja algumas alterações para ajudar a diferenciá-la das lâmpadas mais antigas, como o símbolo Matter gravado na lateral junto ao código QR, bem como mais informações impressas na lateral da lâmpada.

A aparência da lâmpada camufla-se e integra-se bem com a decoração do lar e não passa aquela sensação de lâmpada clássica e industrial. O desenho da lâmpada é composto por uma série de triângulos, quadrados e polígonos, que parece refletir melhor as cores do que a forma de lâmpada tradicional.

Lâmpadas inteligentes Nanoleaf Essentials Matter E27
Lâmpadas inteligentes Nanoleaf Essentials Matter E27

Outro detalhe que identifica as lâmpadas de 2ª geração, é a ponta do conector no parafuso Edison, que agora é verde ao invés do branco da 1ª geração. Ter o código QR gravado na lateral da lâmpada é muito útil, pois não é necessário o cartão com as informações de emparelhamento. Desse modo, se perderes o cartão ou se precisares de mudar de casa ou plataforma de casa inteligente, as informações de emparelhamento estão todas na lâmpada.

Desempenho e funcionalidades

Com a lâmpada inteligente Nanoleaf Matter Essentials terás acesso a 16 milhões de cores vibrantes incluindo o branco frio, isto claro, com recurso ao RGB. As cores são ajustáveis com a capacidade de escurecê-las. Os brancos são claros e brilhantes e as cores são profundas e ricas.

Podes ajustar as cores de forma a que fiquem mais claras ou escuras, ou então recorrer à funcionalidade Iluminação Circadiana e definir um horário para ajustares o brilho durante a noite e durante o dia. Podes escurecer ou aumentar o brilho da lâmpada com a opção de ir até aos 1100 lúmens completos para os quais foi projetada.

A qualidade de iluminação das lâmpadas inteligentes Nanoleaf Matter Essentials E27 é muito boa, e uma lâmpada sozinha facilmente ilumina uma divisão da casa. À data desta publicação, estes são Thread Border Routers compatíveis com as lâmpadas inteligentes Nanoleaf Matter Essentials E27:

• Nanoleaf Shapes.
• Nanoleaf Lines.
• Nanoleaf Elements.
• Apple HomePod mini.
• Apple HomePod 2ª geração.
• Apple TV 4K 2ª e 3ª geração.
• Eero pro.
• Eero beacon.
• Eero Pro 6.
• Eero 6
• Nest Hub 2ª geração.
• Nest Hub Max e Nest Wifi (brevemente).

Dependendo da plataforma de casa inteligente que uses, as lâmpadas inteligentes Nanoleaf Matter Essentials E27 podem ser configuradas em automações ou em qualquer programação desejada. Desse modo, as lâmpadas podem ser programadas para ligarem, desligarem, mudarem de cor, mudarem de brilho, entre outras ações.

Ao emparelhares as lâmpadas via Bluetooth na aplicação Nanoleaf do teu smartphone tem em conta os seguintes detalhes. No caso de utilizares iOS, o número de lâmpadas que podes emparelhar é ilimitado, ao passo que no Android só poderás emparelhar até 8 lâmpadas.

De igual forma, se utilizares as lâmpadas via Thread, podes utilizar até 30 lâmpadas no iOS com o máximo desempenho, e até 8 lâmpadas no Android com o máximo desempenho. Se adicionares mais, o desempenho cai à medida que o número de dispositivos aumenta.

Configurar na aplicação Casa (Apple)

Como já supracitado, é possível conectar as lâmpadas inteligentes Nanoleaf Matter Essentials E27 a várias plataformas de casa inteligente. No caso da Apple, o processo de conexão é simples. Eis os passos necessários para conectares uma lâmpada à aplicação Casa nos dispositivos Apple:

• Abre a aplicação Casa.
• No canto superior direito toca em +.
• Adicionar acessório.
• Usa a câmara para ler o código QR da lâmpada.
• Aguarda algum tempo até que o acessório seja adicionado à app.

Mas mais uma vez vou recalcar o mesmo: para poderes adicionar estas lâmpadas inteligentes ou qualquer outro acessório com protocolo Matter à aplicação Casa da Apple, terás que ter um dos seguintes dispositivos com suporte ao Thread:

• HomePod mini.
• HomePod de 2ª geração.
• Apple TV 4K de 2ª e 3ª geração com Wi-Fi + Ethernet.
• Thread border router dedicado.

Se optares por um Thread border router dedicado, poderás ter alguma dificuldade em adicionar acessórios inteligentes com o protocolo Matter à app Casa. O grande problema dos routers Thread e Matter das várias fabricantes diferentes, é eles não se comunicarem integralmente com dispositivos Apple ou Google por exemplo.

No meu caso, tenho um hub Homey Pro, no entanto, há limitações impostas pela Apple e pela Google que estão a dificultar a vida à fabricante Homey em integrar a tecnologia Thread com equipamentos Apple e Google. Eventualmente, essa dificuldade será ultrapassada, mas até lá, não consigo adicionar as lâmpadas inteligentes Nanoleaf Matter Essentials E27 ao Homey Pro.

Com suporte ao Thread no Homey Pro, teoricamente não precisaria de ter uma Apple TV ou HomePod com Thread. Teoricamente... Na verdade (ainda) não me é possível adicionar vários acessórios à app Casa no iPhone com o Homey Pro a servir de ponte. Portanto, ao escolheres estas lâmpadas inteligentes da Nanoleaf, certifica-te que tens um hub dedicado compatível da Nanoleaf, ou então um dispositivo Apple com suporte ao Thread.

Acaso já tenhas algum dos produtos Nanoleaf listados na figura abaixo, fica a saber que estes já têm suporte ao Homey Pro. A compatibilidade Thread também está disponível nos Nanoleaf Shapes, Nanoleaf Lines e Elements. Desse modo, já os poderás adicionar ao Apple HomeKit sem grandes problemas.

Configurar na aplicação Nanoleaf

A aplicação Nanoleaf não tem tantos recursos quando comparada com outras plataformas de casa inteligentes. Apesar disso, ela ainda é importante para a manutenção das lâmpadas, como atualização da firmware. Também é possível configurar uma rede Thread compatível nas definições da aplicação.

Através da app, podes criar ou fazer download de cenas feitas por outros utilizadores que fazem a lâmpada alternar entre cores, com diferentes opções de transições disponíveis. Além do mais, podes partilhar qualquer cena que criaste, e disponibilizá-la para download para outros utilizadores da Nanoleaf.

A aplicação dedicada suporta os comandos de voz da Siri, Google Assistente e Amazon Alexa. Podes usar a app Nanoleaf para ligares e desligares as luzes inteligentes, controlar o brilho, agrupar as luzes por casa e divisão, e controlar todas as luzes numa divisão através do HomeKit.

A aba Horários da app permite-te automatizar a iluminação da tua casa, como por exemplo, desligar as luzes à noite, e ligar as luzes de manhã. É por meio da aplicação dedicada da Nanoleaf que podes configurar a iluminação Circadiana.

Preço e disponibilidade

As lâmpadas inteligentes Nanoleaf Matter Essentials E27 estão disponíveis para venda no site oficial da marca pelo preço de 15,99 € cada uma, ou então um pack de 3 lâmpadas por 39,99 €.

Adicionalmente, podes adquirir as lâmpadas Essentials HomeKit pelo valor de 19,99 € cada uma. Estas últimas, são específicas para usar no Apple HomeKit, sem necessidade de qualquer dispositivo extra com tecnologia Thread, embora também funcionem por Thread.

Conteúdo da caixa

• 3 lâmpadas inteligentes Nanoleaf Essentials Matter E27.
• Cartão com os códigos QR e números (Matter) das 3 lâmpadas para emparelhamento.
• Manual do utilizador.

As lâmpadas inteligentes Nanoleaf Essentials Matter E27 valem a pena?

Em última análise, a resposta é sim, valem a pena. Pelo valor que custam, é provavelmente uma das melhores ofertas do mercado para uma iluminação de casa inteligente, tendo a conta a sua qualidade. Outra vantagem destas lâmpadas em particular, é elas terem sido projetadas com o protocolo Matter, logo funcionarão em plataformas de casa inteligente diferentes.

Por outro lado, como o protocolo Matter e Thread ainda não estão fortemente estabelecidos no mercado, poderão existir algumas dificuldades iniciais em alguns dispositivos Thread dedicados. Obviamente que as fabricantes vão corrigindo essas incompatibilidades à medida que atualizam os seus equipamentos.

Lâmpadas inteligentes Nanoleaf Essentials Matter E27

Embora algumas funcionalidades de outras plataformas de casa inteligente ainda não estejam integradas na aplicação Nanoleaf, ainda assim, há muitos recursos para explorar dentro da app. É de salientar ainda, que a diferença do Thread para o Bluetooth, é que o primeiro oferece um alcance melhor e responde muito mais rápido aos comandos. Com o Thread, também tens o controlo de todos os acessórios compatíveis fora de casa. Com o Bluetooth, só localmente.

Por fim, se já tens um ecossistema de casa inteligente específico montado, mas não usas o protocolo Matter, o mais sensato é adquirires acessórios que funcionem nesse ecossistema. Se porventura, estás a dar os primeiros passos na tua casa inteligente, os produtos da Nanoleaf são uma excelente opção para começares a construir o teu ecossistema, a um preço acessível e com uma qualidade muito boa.

Prós e contras

Pontos positivos

• Preço acessível.
• Boa qualidade de iluminação
• 16 milhões de cores vibrantes, profundas e ricas.
• Protocolo Matter e suporte ao Thread.
• Compatível com várias plataformas de casa inteligente.
• Design apetecível.
• Configuração de cenas.

Pontos negativos

• Necessidade de um hub Thread (Apple ou outro) para conexão ao Apple HomeKit.
• Aplicação Nanoleaf não é tão competa quando comparada com outras plataformas de casa inteligente.


Samuel Pinto profile image Samuel Pinto
Publicado a
Reviews