Os blocos de notas digitais chegaram de forma discreta, para tomar o lugar dos apontamentos manuscritos, mas atualmente são das ferramentas mais utilizadas por todos aqueles que confiam aos seus dispositivos eletrónicos a organização do seu dia a dia. Apesar de ser verdade que praticamente todos os sistemas operativos possuem soluções nativas no que a notas diz respeito, não menos real é o facto de que, por norma, estas soluções são demasiado simples, com poucas opções de organização, e nada seguras. Felizmente, hoje apresentamos uma solução que certamente vai de encontro ao colmatar de todas estas falhas, e talvez um pouco mais longe até.
A aplicação NoteFolio faz parte do portfólio de aplicações da Funn Media, e trata-se de um organizador de notas mais avançado do que aquilo que se podia esperar para uma aplicação do género. A NoteFolio guia-se por valores como privacidade, simplicidade, organização e segurança; e, na verdade, consegue atingir cada um deles de forma exemplar.
Esta aplicação está presente de forma transversal a todo o ecossistema Apple, já que possui versões para iPhone, iPad, Apple Watch e Mac. E aqui começam as vantagens: graças à sincronização via iCloud, todas as notas e respetivo conteúdo são atualizados em tempo real, sempre que fazemos alguma alteração; desta forma, é impossível qualquer perda de dados, ou a ocorrência de erros a isso devidos.
Para aceder à NoteFolio é obrigatório criar um código de acesso, que é pedido de cada vez que abrirmos a aplicação. Em alternativa, o código pode ser substituído por autenticação via FaceID ou TouchID, consoante o caso, de forma a ser mais simples e prático para o utilizador. Na verdade, esta proteção pode ser desativada através das opções da app, no entanto tal ato vai contra os valores que a NoteFolio se propõe a oferecer. Apesar disso, a escolha é de quem usa.
A interface principal é simples, e está dividida em cinco separadores principais: o das notas, afazeres, favoritos, reciclagem e definições. Vamos começar pelo primeiro, que é onde toda a ação se desenrola. É possível criar notas e pastas, e dentro das pastas mais notas e pastas. Parece confuso, mas não é. Esta estrutura é a mesma que utilizam nos vossos computadores, por exemplo, em que criam pastas para guardar ficheiros, mas por vezes dentro das mesmas há a necessidade de segmentar ainda mais a informação, logo mais pastas acabam por ter de ser adicionadas. Na NoteFolio é igual: cada um organiza o seu conteúdo como quer.
Uma opção interessante diz respeito à possibilidade de proteger a abertura quer de notas, quer de pastas, com um código. Dessa forma, podemos deixar o conteúdo mais corriqueiro desprotegido, e salvaguardar apenas os dados verdadeiramente merecedores.
Entrando agora na parte da criação de notas em si, temos à disposição várias ferramentas de formatação de texto, que permitem aplicar configurações diferentes para o título, subtítulo ou corpo da nota, assim como os comuns negrito, itálico e sublinhado. Além disso, é possível criar listas com pontos distintos, e também listas de verificação, nas quais é possível ir marcando, por exemplo, aquilo que já estiver concluído. De forma a complementar o texto, podemos adicionar também imagens, tornando assim o conteúdo da nota mais apelativo e interativo.
O segundo separador é o dos afazeres, e tem a particularidade de poder ser desativado nas definições. Aqui reside uma lista na qual podemos ir adicionando tarefas que precisemos de desempenhar, e marcar as mesmas ao mesmo tempo que forem sendo executadas. As tarefas concluídas passam automaticamente para o fundo da lista.
Saltando para o terceiro separador da NoteFolio: é aqui que residem as notas favoritas. O procedimento para marcar uma nota como favorita é simples: basta manter o dedo em cima da mesma durante algum tempo, e no menu que vai surgir, entre outras, terá a opção de tornar favorita a nota em questão. A partir desse momento, este segundo separador funciona como um atalho para o conteúdo que tivermos escolhido para aí marcar presença.
O quarto separador, a reciclagem, nada mais é do que aquilo que o próprio nome indica. É aqui que vão parar quer as notas, quer as pastas que tiverem sido recentemente apagadas, existindo a possibilidade de as restaurar de volta ao local original, ou de as eliminar permanentemente.
A quinta e última secção da NoteFolio é onde residem as definições. Aqui podemos definir varios aspetos, como a aparência da aplicação, modos de acesso e segurança, criar e gerir atalhos da Siri, entre outras opções.
Como puderam observar, são várias as funcionalidades que fazem com que a NoteFolio vá mais longe do que os simples editores e criadores de notas rápidas. Aqui temos garantida versatilidade, abrangência de funcionalidades, segurança e privacidade, numa só aplicação. A combinação destes elementos torna certamente a NoteFolio como uma opção a ter em conta para quem procura uma solução eficaz, dentro deste género.
A NoteFolio pode ser testada gratuitamente, e recomendamos a todos que o façam desde já. Após o período de teste, basta um único pagamento para garantir o acesso total e vitalício a tudo o que esta poderosa ferramenta tem para oferecer quer agora, quer no futuro. Está nas vossas mãos melhorar a forma como organizam o vosso dia a dia, por isso não percam esta oportunidade de o fazer.
Deixa o teu comentário